sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alentejo - Ministra do Trabalho presidiu ao lançamento da primeira pedra do Centro de Actividades Ocupacionais de Arronches

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, presidiu hoje sexta feira ao inicio da tarde ao lançamento da primeira pedra do Centro Actividades Ocupacionais, uma das valências do Centro de Bem Estar Social de Arronches.

A obra que deverá estar concluída no final de 2011, implica um investimento que ascende a 900 mil euros, e vai permitir o acolhimento de 30 jovens com deficiência, situa-se na nova de expansão habitacional de Arronches junto ao Lar Residencial de Santo António.

Helena André referiu hoje em Arronches que com estas politicas de apoio e reabilitação e integração social se promovem actividades que possibilitam ás pessoas com deficiências uma melhor integração social, contribuindo as mesmas também para criar emprego e evitar a desertificação que afecta o interior do país, referindo que no caso concreto de Arronches este equipamento vai acolher 30 utentes e criar 16 postos de Trabalho.
A ministra, revelou ainda que o Plano Operacional do Potencial Humano (POPH) criou 9629 novos lugares, num investimento público de 150 milhões de euros."Nós temos para a deficiência 4029 novos lugares e para os idosos 5600 novos lugares, com um investimento público de 150 milhões de euros", disse.

No seu discurso, a presidente da autarquia local, Fermelinda Carvalho destacou a importância deste CAO para a economia social e dinamização do concelho com a criação de novos postos de trabalho e os utentes a usufruírem destes espaços e serviços com mais qualidade.
Referindo ainda o apoio da autarquia na conclusão destas infra-estruturas.

O presidente do Centro de Bem Estar Social de Arronches, Dr. Carlos Rodrigues no decorrer da sua intervenção fez um pequeno historial sobre o passado social da instituição e o seu importante contributo no apoio aos mas necessitados deste 1922, referindo o apoio prestado pelo executivo municipal anterior, deixando ainda a sugestão para que o futuro Centro Actividades Ocupacionais do CBS venha a ser chamado de Gil Romão, em reconhecimento pelo seu importante contributo para com a instituição.

O Centro de Actividades Ocupacionais é uma das valências do Centro de Bem Estar Social de Arronches, que dispõem ainda de Lar residencial e Residência Autónoma, neste último caso, as obras ainda estão em curso.

A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social terminou a sua vista ao distrito de Portalegre na cidade de Elvas onde pelas 21h30, participou no encontro "Idosos – O Futuro Continua”, que teve lugar na Praça da República da cidade raiana.

Uma iniciativa promovida pela Segurança Social de Portalegre, e que segundo Arménio Toscano, director distrital da Segurança Social de Portalegre, acontece no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.





























































1 comentário:

  1. "Dr. Carlos Rodrigues no decorrer da sua intervenção fez um pequeno historial sobre o passado social da instituição e o seu importante contributo no apoio aos mas necessitados deste 1922, referindo o apoio prestado pelo executivo municipal anterior, deixando ainda a sugestão para que o futuro Centro Actividades Ocupacionais do CBS venha a ser chamado de Gil Romão, em reconhecimento pelo seu importante contributo para com a instituição"
    O Apoio tem sido dado pela Câmara Municipal, dizer que foi só o anterior parece-me ser uma desconsideração ao executivo actual.
    Quanto à atribuição do nome de Gil Romão ao CAO e sem desprimor para com a obra que o ex- Presidente da Câmara deixou no Concelho, que foi muita, gostaria de relembrar ao Dr. Carlos Rodrigues que o PS apresentou na Assembleia da República um Projecto de Lei que diz "...é proibida a atribuição de nome de pessoa viva a qualquer bem público..." Daí que, seria sensato dar outro nome à obra. Pena é que nunca ninguém se tenha lembrado de dar o nome de um outro Presidente da Câmara, o falecido Sr. Miguel Lagarto, a uma obra pública do Concelho.

    ResponderEliminar