sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alentejo/Reciclagem – Arronches e freguesias com 12 oleões

O Município de Arronches passou a dispor de 12 Oleões ou Eco-ólios espalhados por diversos locais da vila e freguesias de Esperança e Mosteiros.

Estes novos equipamentos destinam-se à recolha de óleos alimentares usados, para reciclagem, e por norma estão instalados junto aos ecopontos e contentores de lixo.

A recolha destes óleos usados que já vinha sendo efectuada em Arronches nas instalações do Centro de Educação Ambiental, ficou agora simples e consiste na deposição directa de recipientes (garrafas e garrafões de plástico até 5 litros), devidamente fechados, com óleos alimentares usados, na ‘boca’ existente nestes contentores de rua.
O óleo recolhido é posteriormente encaminhado para reciclagem, onde é tratado e reaproveitado para outros fins, como sendo o fabrico de biodiesel.

Esta iniciativa insere-se num projecto da Valnor, empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos em 19 municípios (dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e actualmente são já 14 os municípios abrangidos, ou seja, que dispõem dos oleões.

Segundo fonte da Valnor, este projecto tem por objectivo “evitar que os óleos usados sejam indevidamente despejados nos contentores do lixo ou na rede de esgotos, evitando a contaminação das águas residuais, entre outras consequências”.



1 comentário:

  1. Excelente iniciativa, a que todos os habitantes do concelho deveriam aderir.

    ResponderEliminar