sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Alentejo – Comemorações do Centenário da República em Arronches

O centenário da Implantação da República é assinalado em Arronches, nos dias 4 e 5 de Outubro, com comemorações organizadas pela Autarquia em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Arronches.

O programa inicia-se às 09h00 horas de dia 4 de Outubro, na Praça da República, com a Estafeta dos alunos do Agrupamento de Escolas com passagem pelas freguesias de Esperança e Mosteiros.

Pelas 12h00 terá lugar no Jardim do Fosso a construção de uma Bandeira Humana pelos alunos do Agrupamento de Escolas.

No dia 5 de Outubro o destaque das comemorações vai para a inauguração da Exposição pelas 15h00 “Centenário da República”, a ter lugar no Centro de Educação Ambiental de Arronches.
Pelas 16h00 na Praça da República a Companhia de Teatro Viv’Arte vai recriar a "Implantação da República em Arronches".


VIVA A REPÚBLICA!

Cumpre-se o centenário da República.
A 31 de Janeiro de 1891 dá-se no Porto a primeira revolta armada contra a monarquia e durante algumas horas os ideais republicanos tomaram conta da cidade.
A reacção monárquica não se fez esperar e actuou com grande brutalidade.
A 1 de Fevereiro de 1908,no Terreiro do Paço em Lisboa, são assassinados os rei D. Carlos e o Príncipe herdeiro.

A revolução estava em marcha. Lisboa era então um vulcão revolucionário.
A 5 de Outubro de 1910 a Republica é proclamada em todo o país.

O nosso concelho viveu esse dia com grande entusiasmo ou não fosse este concelho, no dizer de Teófilo Júnior, "um baluarte glorioso e formidável do republicanismo alentejano"!(1)

"... Na manhã do dia 5 começou a afluir ao Centro Republicano grande quantidade de povo que aclamava febrilmente a República e os seus maiores vultos. Pouco depois saía do centro a filarmónica acompanhada de povo que já era em número considerável, à frente do qual marchavam os membros da comissão municipal repúblicana empunhando bandeiras.
Dirigiu-se o cortejo aos paços do concelho, onde foi içada, numa das janelas a primeira bandeira da República.
... De uma das janelas da câmara falaram entusiasticamente os académicos Barradas Tenório e Teófilo Júnior e o operário José Lopes, os quais receberam do povo grandes manifestações de simpatia."(2)

No ano em que se comemora o centenário da república a instituição que em Arronches foi o centro da afirmação republicana, um espaço de resistência ao salazarismo passa por uma situação difícil e menos digna que penosamente se vem arrastando desde há bastante tempo.

Culpados somos todos nós (Arronchenses), talvez por inércia não sabermos preservar a memória histórica.

A melhor forma de Arronches hoje comemorar o centenário da República será resgatar e voltar a abrir o Centro Republicano Arronchense.

(1) in Ventura, António, Teófilo Júnior - Vida e Obra.
(2) Idem

Fonte/ Texto enviado ao blog por um anónimo em Janeiro de 2010/ ligeiramente adaptado




Sem comentários:

Enviar um comentário