domingo, 17 de outubro de 2010

Arronches assinala Dia Mundial da Alimentação

O Agrupamento de Escolas de Arronches celebra hoje dia 18 o Dia Mundial da Alimentação, que este ano se celebrou no passado sábado dia 16 de Outubro.

Os familiares dos alunos estão convidados a assistir a uma pequena conversa sobre a alimentação a ter lugar no auditório do Centro Cultural de Arronches pelas 14 horas.
Estando anunciadas algumas surpresas a ocorrer durante este encontro promovido pela comunidade escolar de Arronches.

Sabia que:

FAO
estima um aumento de 70 porcento da produção mundial de alimentos até 2050

A 16 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, coincidindo esta data com o da criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

A celebração da data tem como objectivo principal consciencializar a Humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas e promover, em todo o mundo, a participação da população na luta contra a fome.

O tema escolhido este ano é “Unidos contra a fome”, que visa reconhecer os esforços realizados na luta contra a fome no mundo, a nível nacional, regional e internacional, pois, a união contra a fome realiza-se quando o estado, as organizações da sociedade civil e o sector privado trabalham em parceria, com o objectivo de eliminá-la.

Neste Dia Mundial da Alimentação 2010, em que o número de pessoas com fome no mundo atinge níveis preocupantes, segundo a FAO, torna-se imperioso assegurar o abastecimento alimentar a uma população mundial em crescimento.

Contudo, a Cimeira Mundial sobre Segurança Alimentar, ou “Cimeira contra a Fome”, realizada em Novembro de 2009, aprovou uma declaração que renova o compromisso assumido na Cimeira Mundial da Alimentação 1996, de erradicar a fome no mundo de forma sustentável.

A declaração apelava também a um aumento do financiamento interno e internacional para a agricultura, novos investimentos no sector rural, melhoria da governação das questões alimentares globais em parceria com os intervenientes relevantes dos sectores público e privado, e uma acção reforçada para enfrentar a ameaça que as alterações climáticas representam para a segurança alimentar.

Em 2009, foi atingido o limiar crítico de mil milhões de pessoas com fome no mundo, em parte devido à alta de preços dos alimentos e à crise financeira mundial, segundo o director geral da FAO, Jacques Diouf.

Na véspera da Cimeira contra a Fome, Diouf apelou à uma reflexão a indignação moral face a esta situação. O “projecto mil milhões de pessoas com fome” procura chegar às pessoas através dos meios de comunicação social on-line, convidando-as a assinar a petição contra a fome em
http://www.1billionhungry.org/

A produção de alimentos, segundo a FAO, terá de aumentar 70 porcento até 2050, a fim de sustentar uma população de nove mil milhões de pessoas. Dada a escassez de terras e a dificuldade resultante em expandir as explorações, os agricultores ver-se-ão obrigados a obter uma maior produtividade da terra já cultivada.

Porém, a produção intensiva de alimentos implica normalmente uma dependência crescente de pesticidas e adubos e o uso excessivo de água, que podem degradar os solos e os recursos hídricos.

A produção agrícola pode ser aumentada de forma sustentável, através do recurso a políticas adequadas e a tecnologias e abordagens correctas que complementem os ciclos naturais.

Neste Dia Mundial da Alimentação 2010, numa altura em que o número de pessoas com fome no mundo nunca foi tão elevado, temos de reflectir sobre o futuro.

Com força de vontade, coragem e persistência, e muitos intervenientes a trabalhar em conjunto e a ajudar-se mutuamente, mais alimentos poderão ser produzidos, de forma mais sustentável, para chegar àqueles que mais necessitam.

Fonte FAO

Sem comentários:

Enviar um comentário