segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Arronches - “Tirem-me daqui"

Num pseudo placard de publicidade abandonado na zona da Praça de Touros surgiu nos últimos dias a mensagem “Tirem-me daqui”, digamos que o autor da mensagem até tem razão, para além de inestético o local também não é o mais adequado para o dito mono.

É lamentável que os responsáveis e promotores pelos diferentes eventos que utilizam a via pública para a sua promoção, não tenham depois o cuidado de recolher todas essas propagandas que com o passar do tempo se transformam em poluição visual.

Para além de degradarem o ambiente e desvalorizarem os espaços urbanos, acabam por causar desconforto visual a quem transita por esses locais.

Em Arronches um dos melhores exemplos do excesso de elementos ligados à comunicação visual é o Passeio 1º de Maio, rara é a semana em que os candeeiros e postes não são decorados com propagandas em plástico, que raras vezes depois é recolhida pelos responsáveis pela sua colocação.

Acreditamos que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas sim o seu descontrole.

5 comentários:

  1. Se os promotores fossem chamados à pedra isto já não acontecia. Mas pronto, os contentores, paragens de autocarro e demais mobiliário urbano é para que servem...

    ResponderEliminar
  2. Acho que o pior mesmo são os cartazes que penduram em cruzamentos e outros sitios de pouca visibilidade.Estou de acordo com o comentário anterior,se os responsaveis fossem chamados à responsabilidade isto não acontecia.

    ResponderEliminar
  3. é para que servem porque ninguem de direito lhe aplica as devidas coimas!!! não pode ser só falar e dizer que fazem mal, alguem tem que ser responsabilizado, ou não??

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente acontece por todo o lado, por aqui é igual. No entanto até era fácil resolver o problema, pois encontrar os responsáveis é o mais fácil, assim sendo era só proceder á remoção de tudo e apresentar a conta aos mesmos, iam ver que a palavra passava em menos de nada.

    ResponderEliminar
  5. O mais incrivel, ainda, é, a maioria da propaganda ser da responsabilidade de autarquias do distrito. Sendo a autarquia elvense a nº1 neste tipo de poluição, chegando a terem a "lata" de colocarem novos cartazes e não retirarem os existentes referentes a eventos já realizados. Aos cidadãos é exigido taxas/emolumentos/licenças/portagens/etc; quem não cumprir logo incorre o pagamento de coimas/multas e outras penalizações. Se esses promotores, tanto autarquias como privados tivessem que estar sugeitos a um regulamento (que não sei se existe, mas se isso acontece pior ainda)serem responsabilidados pela recolha do lixo que espalham na via publica , não haveria lugar a estas situações.

    ResponderEliminar