domingo, 14 de novembro de 2010

La Codosera – III Jornadas Transfronteiriças de Turismo Rayano

As III Jornadas Transfronteiriças de Turismo Raiano decorreram na localidade de La Codosera de 12 a 14 de Novembro.

As Jornadas iniciaram-se na manhã de 12 de Novembro com uma mesa redonda dedicada ao “Turismo e desarrolho Transfronterizo”, com a participação de D. Carlos Labrador Pulido, Presidente da Associação La Raya – Raia, com o tema “Proyecto Ponterayano” e D. Nuno Coelho, com
“Incentivos Outdoor-Turismo Activo e Natureza".

Pelas 12h00 seguiu-se o painel Desarrollo y Sostenibilidad Turística”, com a participação de D. António Pérez Díaz , Vicedecano de Ordenación académica . Uex, com o tema
“Recursos Agro Turísticos na Extremadura”.
D. Felipe Leco, professor da Uex., com “Turismo acessível em espaços protegidos”, por último D. Javier López Caballero, Gerente Aprodervi, fez a “Apresentação do Geoparque Villuercas – Ibores-La Jara", encerrando a manhã com ao Oficina de Emprego Mancomunidad – Lacara – Los Baldíos.

Na parte da tarde pelas 17h30 teve lugar a abertura da área de expositores, seguida de visita institucional à área de Muestra Transfronteriza.

Durante sábado e domingo as III Jornadas Transfronteiriças de Turismo Raiano contaram Aida com diversas actividades tais como provas de 4X4 , Paintball, oficinas com actividades diversas para jovens e crianças, Oficinas de barro e Couro, assim como de gastronomia raiana ou rota da “Tapa Rayana y Micológica”, com a participação de restaurantes e bares da comarca de La Codosera.

A tarde de domingo contou ainda com as VI Jornadas “Micológicas de La Codosera”, com a conferência a cargo de Felipe Rubio, membro de la Sociedad Micológica da Extremadura. Sendo ainda distribuídos os prémios aos primeiros classificados na “Ruta Sendero-Micológica com recolección de setas aos 4 primeiros classificados.

As III Jornadas Transfronteiriças de Turismo Raiano encerraram pelas 22h00 com a actuação na Casa da Cultura do Grupo de
“Música “Amacoda”

Para a nota menos positiva destas Jornadas Transfronteiriças contribuiu a escassa divulgação (publicidade) das mesmas fora de La Codosera, bem assim como a quase total ausência de expositores do outro lado da raia Alentejana, facto levou menos visitantes e retirou brilhantismo a estas III Jornadas denominadas de Transfronterizas de Turismo Rayano.

Veja o programa completo aqui:
http://www.progeoex.es/jornadas/diptico.pdf

http://www.progeoex.es/jornadas/
















































3 comentários:

  1. Pues me parecen muy poco transfronterizas, sin duda han sido unas jornadas malas.
    Así son las cosas por aquí.
    Luca

    ResponderEliminar
  2. Bueno como dije en el titulo de este post me parece increíble e incluso divertido al llamarle jornadas transfronterizas de turismo rayano
    Agustín H.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonitas mas nada de Transfronteiriças, pelo menos não vi nada que se podesse ligar a Portugal, inclusive a falta de publicidade nas vilas e aldeias portuguesas da raia.
    Foram muito mais fracas que nos anos transactos principalmento no que respeita á "VI Jornadas Micológicas de La Codosera" a apresentação de setas foi feita num local muito pequeno que por vezes se misturavam e sobreponham umas por cima das outras.
    De valorizar foi a "Ruta 4x4 Entorno de La Codosera" um passeio feito de Jeepe por caminhos rurais onde não faltou a degostação de medronhos no seu estado natural, visita a casas rurais de turismo, paragem em bares e restaurantes da zona para tomar uma bebida e saborear umas tapas. Tudo isso por um preço simbólico de 3€ por pessoa. A viagem demorou 02:30 horas o que permitiu tempo suficiente para nos deliciarmos com as paisagens naturais e do prazer fotográfico.

    ResponderEliminar