sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Alentejo – Barragem do Caia quase cheia

A muita chuva caída nos últimos dias montante da Barragem do Caia, entre Arronches e Campo Maior, para além de afastar o cenário de escassez de água para 2011/2012, levou a que o nível a partir do qual começam a ser feitas descargas controladas esteja quase a ser atingido.

Tal vai acontecer na cota 233 metros, para um volume de 190 milhões de metros cúbicos.

Ainda de acordo com dados fornecidos pela Associação de Beneficiários do Caia, no passado dia 6 de Janeiro às 9 horas, a cota estava em 232, 43 metros, a que corresponde um volume de 183,4 milhões de metros cúbicos.

Com a meteorologia a apontar precipitação no distrito de Portalegre até ao próximo domingo dia 9 de Janeiro, as descargas controladas na Barragem do Caia podem vir a acontecer a qualquer momento.

Fonte: Associação de Beneficiários do Caia


2 comentários:

  1. A barragem está cheia e ontem estavam a fazer descargas de superfície. Nos poucos caminhos que restam os veículos ligeiros nem podem fazer inversão de marcha, pois as vedações ilegais não o permitem, mas a ARH preocupa-se mais com meia dúzia de chulos do que com a legalidade e a saúde dos milhares de pessoas que bebem a água.

    Esta semana será entregue o abaixo-assinado relativo aos caminhos públicos cortados ilegalmente, tendo-se obtido mais de 500 assinaturas. Constata-se assim que uma percentagem muito significativa da população "deu a cara" por esta questão.

    Luís Venâncio

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o abaixo-assinado, uma vez que os caminhos públicos não podem ser vedados totalmente, mas sim deixarem porteiras para que se possa passar, principalmente para o desporto (percursos pedestres e a pesca desportiva).Mas que não se esqueçam de fecharem as respectivas porteiras para que os animais não se estraviem e que exista um pouco de civismo no que respeita ao lixo que fazem nas margens da Ribeira de Arronches e Rio Caia. Há animais que pastam e por vezes ficam feridos em garrafas partidas e latas abertas.
    Haja respeito e responsabilidade de parte a parte para o bem estar das populações e da preservação de toda a natureza, quem fizer lixo deve recolhe-lo e deixar tudo limpo.

    ResponderEliminar