domingo, 2 de janeiro de 2011

Arronches - Amianto da cobertura da Escola Básica 2/3. Sr.ª da Luz poderá ser removido

Numa iniciativa legislativa do PEV, foi aprovada em Dezembro de 2010, o Projecto de Lei que visa a remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

Um projecto de Lei que mereceu a aprovação por unanimidade no parlamento, e que define um conjunto de procedimentos para aplicar o princípio da prevenção no que respeita à exposição ao amianto em edifícios públicos, aplicando concretamente o princípio da precaução.

Espera-se que, depois da aprovação deste diploma, o processo decorra com celeridade e sem obstáculos para que, finalmente, seja feita uma inventariação de todos os edifícios públicos que contêm esta substância e se proceda à remoção deste material perigoso.

Em Arronches esta substância foi utilizada na cobertura da Escola EB 2/3 Nossa Senhora da Luz e habitações pré-fabricadas na zona dos antigos celeiros da EPAC.

É importante realçar que, os materiais que contêm amianto e estão em bom estado de conservação, não libertam fibras. O perigo ocorre quando o amianto começa a degradar-se, havendo aí o risco de inalação das fibras, podendo então dar origem a várias doenças.






























6 comentários:

  1. esta em bom estado não me parece visto que tenho imformaçoes de que a uma sala onde pinga agua
    e a varios buracos na cobertura exterior

    ResponderEliminar
  2. Este é um problema que se arrasta à vários anos na EB 2,3 de Arronches. Penso que desde 2003, se fala na necessidade de retirar a cobertura por conter amianto, substituindo-a por material adequado. Nas galerias que cobrem as escadas, várias chapas estão partidas e com buracos. Nos meses de verão com o vento, é natural que se desprendam particulas de amianto, que podem ser inaladas pelos alunos, docentes e não docentes. Isto já foi referido pela anterior direcção da associação de pais, com alerta aos responsáveis autárquicos e Drealentejo. Só que não produziu efeitos práticos, continuou-se a assobiar para o lado. Houve oportunidade para se alterar a situação, na transferência de competências do parque escolar do 2º e 3 º Ciclos, do M. da Educação para a Autarquia. No entanto faltou arte e engenho ou puro desinteresse na negociação. Assim, já passaram 2 anos e todo o pessoal que circula no referido espaço, está sujeito a mais tarde ou mais cedo, ter problemas de saúde, por incúria de algumas pessoas.

    ResponderEliminar
  3. As pré-fabricadas já têm mais de 30 anos, já deviam ter sido demolidas há muito tempo, tornam-se um perigo para a saúde Pública para todos os municipes e principalmente aqueles que lá vivem que devem viver em condições desumanas e correm perigos de contrairem várias doenças. E dizem que estamos no século XXI!

    ResponderEliminar
  4. As casas pré-fabricadas já não haviam de existir nem em Arronches nem em localidade nenhuma além do perigo do amianto também tem muitas infiltraçoes temporal do inverno e no verao todo aquele pó das fibras quem teem nos tectos,as pessoas que lá vivem tambem teem direito a uma casa digna e com condiçoes pois sao seres humanos como todos nós,alguém de direito que olhe por estas pessoas,afinal somos todos filhos de DEUS...

    ResponderEliminar
  5. A Regida Ambiente é uma empresa especializada em remoção de fibrocimento, já realizou muitas obras neste âmbito. Para qualquer esclarecimento contacte-nos.
    www.regidaambiente.com

    ResponderEliminar
  6. Foi publicado em Portugal no Diário da República a 9 de Fevereiro de 2011, a Lei n.º 2/2011, que estabelece os procedimentos e objetivos com vista à remoção de produtos que contêm fibras de amianto ainda presentes em edifícios, instalações e equipamentos públicos.
    Entre as novidades introduzidas pela publicação deste novo diploma, destacam-se as seguintes:

    • O Governo dispõe de um ano a contar da entrada em vigor da presente lei, para proceder ao levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção;

    • Findo este levantamento, resultará uma listagem de edifícios públicos que contêm amianto, a qual será tornada publica, designadamente através do portal do Governo na Internet;

    • A remoção das fibras de amianto deve ser executada apenas por empresas devidamente equipadas, licenciadas e autorizadas a desenvolver estas atividades. http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/
    Lei n.º2/2011, de 9 de Fevereiro - Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

    A nossa empresa Vende: Cabines/Câmaras Fixas e Rebocáveis para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.

    Equipe-se com Equipamentos Certificados e Homologados para os devidos efeitos. Caso contrário não lhe será autorizada a realização de obras que tenham a ver com a remoção de amianto.

    As nossas Cabines/Câmaras Fixas, para Descontaminação de Amianto, cumpre com o DL N.- 320/2001 de 12 de Dezembro, com o DL N.- 50/2005 de 25 de Fevereiro e com a TRGS 519 referente a trabalhos de demolição, reconstrução ou manutenção onde se encontre amianto ou produtos que contenham amianto.
    Este equipamento dispõe de Sistema de gravação de dados por meio de um dispositivo USB (Data Logger).

    Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a utilização da mesma sem qualquer custo adicional.

    Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a interpretação e utilização da parte de instrumentação da mesma também sem qualquer custo adicional.

    MUITO IMPORTANTE: As Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas não servem apenas para descontaminar pessoas que estejam em contato com Amianto, as Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas servem também para descontaminar pessoas que estejam em contato com resíduos prejudiciais á saúde e que sejam necessárias ser submetidas a um processo de Descontaminação a Pressões Negativas.
    Use sempre vestuário e equipamento adequado quando manusear ou se encontrar numa área onde se encontrem resíduos prejudiciais á saúde. O processo de Descontaminação a Pressões Negativas só é eficaz caso se tenha precavido.

    Melhores Cumprimentos, Saludos cordiales / Best regards / Sincères salutations / 致此敬意 / Cordiali Saluti / خالص التحيات
    Atentamente
    A Gerência | Direção Comercial
    João Gravito - 00 351 91 2149564
    PORTUGAL - www.joao-gravito.pt
    joao.gravito@gmail.com

    ResponderEliminar