sábado, 15 de janeiro de 2011

Alentejo – Dias de nevoeiro em Arronches

Arronches permanece coberta por um intenso nevoeiro desde a tarde de 11 de Janeiro, uma semana sem sol onde a vila mais parece viver um longo Smog” londrino.

É certo que a proximidade da barragem do Caia, com Invernos chuvosos provoca mais dias de nevoeiro e ausência de exposição solar na zona sul do concelho de Arronches.

Certos vales são mais propícios a nevoeiros que outros. Por exemplo, o vale do Caia onde fica situada a vila de Arronches, regista maior numero de dias de nevoeiro, como também as temperaturas são mais baixas, porque Arronches está situada numa zona relativamente aberta.

As condições para a formação de nevoeiro acontecem quando uma massa de ar experimenta arrefecimento à superfície.

Nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que afecta bastante a visibilidade. É como se a base de uma nuvem estratiforme estivesse muito baixa, em algumas situações é mesmo possível constatar uma chuva miudinha boiando na atmosfera e molhando tudo à sua passagem.

Fica a sugestão em especial aos motoristas, em dias de nevoeiro com fraca visibilidade o melhor mesmo é redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

Deixamos algumas imagens do nevoeiro em Arronches.





























Sem comentários:

Enviar um comentário