quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alentejo - Estudo de audiência agita Ondas da Rádio em Portalegre e Elvas

Um estudo de audiência da Markteste designado Bareme Rádio tem estado a agitar as ondas da Rádio no distrito de Portalegre com notas das Direcções das respectivas estações emissoras.

Na qualidade de ouvinte e admirador do trabalho desenvolvido por ambas as estações, sem no entanto questionar o estudo de audiência da Markteste, é com surpresa que constato os números agora divulgados neste estudo que refere que a Rádio Portalegre foi ouvida, diariamente, por mais de três mil pessoas, residentes no distrito de Portalegre, durante o ano de 2010, enquanto a Rádio Elvas registou apenas cerca de 300 ouvintes diários.

Embora reconheça a liderança da Rádio Portalegre, julgo que está longe da realidade atribuir apenas cerca de 300 ouvintes diários à Rádio Elvas em toda a região.

Ambas as Rádios tem pontos fortes/fracos, no futebol a Rádio Portalegre dá cartas, quando a Rádio Elvas quase se limita a acompanhar e a transmitir os relatos da equipa de futebol do Elvas.

Na relação com os ouvintes a simpatia e o profissionalismo é satisfatório nas duas rádios. Quanto à informação ou à criação de novos programas ou ainda a reformulação de alguns dos já existentes, algo desgastados pelo muito tempo que permanecem no ar, poderiam contribuir para melhorar a oferta e ao mesmo tempo fidelizar ou ampliar o número de ouvintes.

Deixamos o ponto de vista dos responsáveis da Rádio Portalegre e Rádio Elvas em relação ao estudo de audiência da Markteste designado Bareme Rádio:

Bareme Rádio:

Presidente da direcção da Rádio Portalegre exalta com liderança da emissora no Alentejo

15-Fev-2011

O presidente da direcção da Rádio Portalegre congratulou-se hoje com os resultados do Bareme Rádio de 2010 que apontam novamente a estação emissora como a rádio local mais ouvida no Alentejo.
Manuel Chagas atribui este feito ao profissionalismo da equipa de funcionários, que presta um verdadeiro serviço público aos mais de 3 mil ouvintes diários, e à adaptação da rádio às novas tecnologias.
A Rádio Portalegre continua a ser a rádio local mais ouvida no Alentejo com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) igual à da TSF de 0,9 por cento, de acordo com os resultados do Bareme Rádio de 2010.

A estação emissora de Portalegre que iniciou as emissões regulares em novembro de 1989 é a única rádio local dos distritos de Portalegre, Évora e Beja que surge entre as 10 rádios mais ouvidas no Alentejo.

A Rádio Portalegre continua também a ser a emissora local mais ouvida no distrito de Portalegre com 6,0 por cento de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) e é apenas superada pela RFM do Grupo Renascença.

O último lugar do pódio das estações emissoras mais ouvidas no Alto Alentejo é ocupado pela Rádio Comercial com 5,9 por cento de AAV.

O estudo efectuado pela Marktest aponta ainda uma AAV de 1,3 por cento para a Rádio Campo Maior, ocupando a nona posição e que no segundo semestre de 2010, retransmitiu diariamente várias horas de programação
emitida pela Rádio Portalegre.

A Rádio Elvas é a estação emissora do distrito de Portalegre com menor audiência no Alto Alentejo, com 0,2 por cento, ocupa a 16ª posição e é superada pela Rádio Álamo de Alter do Chão que obtêm 0,9 por cento de AAV.

Ainda de acordo com o Bareme Rádio, a Rádio Portalegre foi ouvida, diariamente, por mais de três mil pessoas, residentes no distrito de Portalegre, durante o ano de 2010, enquanto a Rádio Elvas registou apenas cerca de
300 ouvintes diários.

Gabriel Nunes


NOTA DA DIRECÇÃO DA RÁDIO ELVAS

2011-02-16

O estudo de audiência da Markteste designado Bareme Rádio tem estado a ser mencionado pela Rádio Portalegre no seu site e repetido por outros órgãos de comunicação onde se indica que aquela estação é a mais ouvida e por comparação a Rádio ELVAS a menos ouvida do distrito.

Se a estação da capital de distrito for a mais ouvida, a Rádio ELVAS endossa os parabéns aos seus profissionais. Já não podemos aceitar os comentários sobre a Rádio ELVAS, e disso fizemos saber à sua Direcção, porque são apresentados números incorrectos e diferentes de notícia para notícia, embora com várias percentagens, umas maiores que outras, sempre se diz que a Rádio ELVAS só teve 300 ouvintes.

Convém esclarecer os ouvintes desta rádio que este estudo Bareme tem tão pouca expressão nos inquéritos realizados na nossa região, porque a amostra (o número de inquéritos telefónicos realizados) é muito reduzida (não incluindo todos os concelhos da região), que nunca sobrevalorizámos os seus resultados, nem mesmo quando, em alguns trimestres, a Rádio ELVAS surgiu com maior percentagem que a Rádio Portalegre.

Aliás devido à pequena amostra, verifica-se que um trimestre pode haver uma rádio com elevada audiência e que no trimestre seguinte simplesmente desaparece da lista.
Os ouvintes também devem saber que, no sistema ROLI da Associação Portuguesa de Radiodifusão, onde ambas as estações tem as suas emissões online na internet, a Rádio ELVAS regista um número bastante maior de ouvintes que a Rádio Portalegre e mensalmente nunca o referimos no nosso site.
Estas notícias parecem surgir como uma confrontação desnecessária e despropositada entre duas rádios e duas cidades. Para nós os ouvintes merecem-nos muito respeito quer sejam muitos ou poucos e não vamos deixar de trabalhar em prol da nossa região.

Fonte:

http://www.radioportalegre.pt/

http://www.radioelvas.com/

7 comentários:

  1. Sinceramente e sem me querer meter na polémica entre as duas rádios, sendo ouvinte de ambas, tenho duvidas acerca da credibilidade do referido estudo de audiencia...como pode uma rádio que consegue emitir 15 minutos seguidos de publicidade ser a mais ouvida do Alentejo, tal como apregoam... ou as pessoas gostam de ouvir anuncios ou então a concorrencia será muito fraca...

    ResponderEliminar
  2. Deves pensar que as rádios vivem do ar sem publicidade não seriam viáveis, mas agora essa de 15 minutos seguidos parece exagero, mas deixa lá que a Elvas também é valente em blocos publicitários.
    Quanto ao futebol também não concordo que a rádio Elvas apenas esteja exclusivamente ao serviço do Elvas, isso não lhe fica bem, agora só ter 300 ouvintes é de rir.

    ResponderEliminar
  3. A Rádio Elvas tem como principal cliente a Câmara Municipal de Elvas - BASTA CONSULTAR O PORTAL "TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - e veicula sempre as opiniões favoráveis, omitindo sempre o que quer que possa parecer desfavorável.

    As pessoas apercebem-se e há uma enorme rejeição da população de Elvas em relação à Rádio Elvas.

    Em Elvas além disso temos as rádios locais de Badajoz que os Elvenses gostam muito de ouvir, deixando a Rádio Elvas numa posição residual em termos de ouvintes.

    ResponderEliminar
  4. Eu não li nenhuma nota da direcção da Rádio Portalegre sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito piamente no estudo da Marktest.
    Os resultados já não são de agora, são de há muito tempo, apesar da Rádio Elvas não os querer aceitar.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que 300 ouvintes para a Rádio de Elvas até são demais.

    ResponderEliminar
  7. Os meus parabéns á Rádio Portalegre, embora muito sinceramente não acredite muito nestes estudos, pelo que tenho observado a Rádio Elvas é bastante escutada nos concelhos de Monforte e Arronches.

    ResponderEliminar