sexta-feira, 18 de março de 2011

Alentejo - ladrões deixam igrejas sem sinos

Nos últimos tempos as igrejas do Alentejo vem sofrendo uma segunda vaga de assaltos, se na primeira visita os ladrões as visitaram à procura de arte sacra, nesta segunda vaga de roubos os alvos são os sinos dos campanários.

No início de Dezembro a população de Vila Fernando no concelho de Elvas, ficaria surpreendida pela audácia e profissionalismo dos ladrões que a coberto da noite apearam o pesado sino da torre do Centro Educativo de Vila Fernando.

Em Évora no passado domingo, dia 6 de Março foi a vez do Mosteiro de S. Bento de Cástris receber a visita dos inimigos dos sinos, que não contentes com o sino roubado ainda vandalizaram este imóvel classificado Monumento Nacional.

No Gavião a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, em Vale de Grou, assistiu-se também ao desaparecimento de dois sinos na noite da passada quinta feira dia 17 de Março.
Segundo o pároco desta igreja, os sinos em cobre, foram feitos na fundição Sinos de Braga, e "um deles é muito valioso". Esta igreja foi construída em 1755, no local onde em Setembro se realiza a tradicional romaria de Nossa Senhora das Necessidades.

Por serem considerados obras de arte, a investigação destes roubos foi entregue à PJ.














1 comentário:

  1. É curioso como, por vezes, a ficção chega antes da realidade!
    O romance juvenil 'O Enigma do código *uSn", Ed. "7 Dias 6 Noites" (2009), decorre à volta de um mistério relacionado com o furto de sinos das Igrejas do Funchal. O objectivo dos larápios era comercializar o bronze.
    No romance, quatro jovens adolescentes ajudam a polícia a desvendam o mistério!
    Fraancisco Fernandes

    ResponderEliminar