quarta-feira, 23 de março de 2011

Campo Maior e Badajoz assinalam os 200 anos da Guerra Peninsular

No âmbito das comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular, Campo Maior acolhe no próximo sábado, 26 de Março, uma cerimónia evocativa da Resistência no Cerco àquela vila.

A cerimónia é promovida pelo Município de Campo Maior e pelo Estado-Maior do Exército e vai ser presidida pelo presidente da autarquia campomaiorense, Ricardo Pinheiro, e pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Mário de Oliveira Cardoso.

O programa abre às dez e meia da manhã com o hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho; a que se segue, pelas onze e um quarto, o hastear das bandeiras de Portugal, Reino Unido, França e Espanha, no Castelo de Campo Maior. É também no Castelo que se realizam, a partir das 11h45, um conjunto de actos que inclui honras militares, descerramento de placa evocativa e evocação histórica da Resistência no Cerco de Campo Maior.

Na parte da tarde, às 14.30 horas, começa no Centro Cultural o colóquio "Campo Maior e as Invasões Francesas"; e às 16h45 é inaugurada naquele mesmo local a exposição "Além Tejo Fronteira", da Direcção-Geral de Infra-Estruturas do Exército.


Badajoz - Conferencia Bicentenario Guerra de la Independencia

“Los Asedios de Badajoz en 1811, Vistos desde Elvas”

Luis Alfonso Limpo Píriz - Presenta Moisés Cayetano

Jueves 24 de marzo Plaza de San José Antiguas Casas Consistoriales a las 20’30 horas

Sinopse

Durante el primer semestre de 1811 un influyente y bien relacionado abogado de Elvas, Francisco Xavier do Rego Aranha, nacido en Arronches, le va contando tres veces por semana en sucesivas cartas a su amiga Dª Mª Luisa de Valleré, residente en Lisboa, todo cuanto ocurre en Badajoz y alrededores.

¿Quién es el autor de ese epistolario? ¿Quién la destinataria? ¿Merece credibilidad lo que dice de sus vecinos españoles un portugués rayano e irredentista ? ¿Qué es lo que ve, oye y cuenta ese espectador de la guerra desde su privilegiado palco?

Estas son algunas de las preguntas a las que responde la conferencia de Luis Alfonso Limpo Píriz. En ella se pretende dar a conocer una importante fuente documental sobre los sitios de Badajoz y la batalla de La Albuera, doscientos años inédita en la Biblioteca Nacional de Lisboa. Cuando se cumple el bicentenario de aquellos tristes acontecimientos, las cartas de Rego Aranha, dice su descubridor y editor, “son como un ojo pegado en la cerradura de la puerta del túnel del Tiempo.”

Conferencia organizada por la Iniciativa Ciudadana “Baluarte”

Fontes: Municipio de Campo Maior – Rádio Elvas – Baluarte Badajoz

Sem comentários:

Enviar um comentário