sexta-feira, 8 de abril de 2011

Alter-do-Chão - Município promove Festival do Açafrão durante a Páscoa

O Festival do Açafrão, promovido todos os anos pela Câmara Municipal de Alter, durante as Festas de Verão, em Agosto, será este ano realizado, pela primeira vez, de 18 a 24 de Abril, com um novo nome “Semana Gastronómica do Açafrão”.


O período da Páscoa, segundo o Município, é o ideal para a realização da Semana do Açafrão, é nesta altura que se come o típico ensopado de borrego com arroz amarelo, por isso faz todo o sentido que durante estes dias festivos, os restaurantes locais irão confeccionar pratos com sabor a açafrão, assim a Semana Gastronómica do Açafrão passará a ser associado à celebração da Páscoa.


Sabia que:


- O Açafrão das Índias (Curcuma longa L.) é cultivado no jardim do Álamo em Ater do Chão.



- Que em Espanha existe o Museu do Açafrão – localizado na pequena vila de Monreal del Campo, a 55km de Teruel. O Museu possui uma das bibliotecas mais completas dedicada a este tempero, onde não faltam histórias e lendas, comércio, rotas e instrumentos usados na sua produção.


- O açafrão é insubstituível na culinária de diversos pises, essencial no arroz é ainda utilizado na confecção de doces e sopas de peixe.


- No espaço da Lusofonia o açafrão é frequentemente utilizado na cozinha brasileira, moçambicana e goesa, em Portugal é utilizado na confecção de alguns pratos como o típico ensopado de borrego com arroz amarelo de Alter do Chão.


1 comentário:

  1. mande mais informações sobre Museu do açafrão, é muito interessante !

    ResponderEliminar