terça-feira, 24 de maio de 2011

Arronches - A feira de Maio em memórias de outros tempos

Como manda a tradição hoje dia 24 de Maio foi dia de Feira em Arronches, com uma manhã de temperatura elevada, foram muitos os arronchenses e visitantes espanhóis que aproveitaram o dia para fazer compras na Feira, ou simplesmente passar uma manhã diferente convivendo com conhecidos e amigos.

Longe vão os tempos em que a Feira de Maio durante alguns dias gerava grande movimento em Arronches, onde não faltavam diversões como o circo, Carrossel, pista de carrinhos de choque, corrida de touros, tenda de cinema ou ainda as celebres barraquinhas de tiro geridas por espanholas e outras belezas femininas.

A feira do gado era o ex-líbris de Arronches, tratava-se, sem dúvida, de um acontecimento impar. Vinham de toda região marchantes, negociantes e curiosos para aqui assistirem a todo o tipo negociatas em torno dos gados, a vila fervilhava de gente nessa semana, as tabernas registavam lucros crescentes, as novidades dos bons e dos maus negócios circulavam de boca em boca a uma velocidade estonteante.
Vinham pastores com rebanhos, a pé, de todo o concelho e região, na tentativa de fazerem bons negócios, aproveitavam e vendiam vacas, porcos ou as ovelhas velhas, denominadas de "badanas".

Os ciganos em grande número também não faltavam à feira de Arronches com o seu gado cavalar e muar, bestas velhas eram vendidas por gado novo tantas vezes motivo de burlas e de outras manigâncias e espertezas da época, praticadas em dias de feira.

Ficam algumas imagens da Feira de Maio 2011 em Arronches recolhidas à hora de almoço.





































1 comentário:

  1. Boas tardes, Sr. Emilio.
    Estava à espera que desse o mesmo "tempo de antena" a todos os partidos politicos.
    Anunciou a passagem do CDS, depois na sexta-feira até fotografou a do PSD contando o dia em detalhe, pois o PS esteve na Terça-feira por Arronches e o Sr. não noticiou nada.
    Claro que pode não ter sabido, o que é dificil já que está sempre tão bem informado.
    Obrigada.

    ResponderEliminar