terça-feira, 17 de maio de 2011

Rapidinhas.pt – Portalegre Festas da Cidade

Portalegre – Festas da Cidade 2011

Portalegre celebra este ano os 500 Anos do Foral Manuelino e os 461 anos da sua elevação a cidade. As Comemorações desenrolam-se nas Freguesias Rurais do Concelho durante todo o mês de Maio e de 18 a 23 de Maio na cidade. Os festejos deste ano assinalam um momento importante da história de Portalegre, propondo-se ainda uma viagem no tempo e uma visita à época de Quinhentos.

No dia 23 de Maio, o Dia da Cidade e feriado no concelho o tradicional desfile das “Maias”, arruadas, actuações musicais, declamação de poesia e muita animação vão animar a cidade.

Embora tenha sido mais difícil de encontrar que “agulha em palheiro”, deixa-mos o link para o programa das Festas 2011, encontrado no Site elvense Tudobem:
http://www.portalalentejano.com/portalegre-celebra-os-500-anos-do-foral-manuelino-e-os-461-anos-de-elevacao-a-cidade/


Monforte - Paulo Portas preocupado com bombeiros e utentes

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, de passagem por Monforte e recebido na Câmara Municipal no gabinete da presidência, mostrou-se hoje preocupado com os problemas financeiros que estão a asfixiar a corporação local de Bombeiros, que na passada semana foram obrigados a despedir seis elementos devido à quebra de receitas do transporte de doentes não urgentes.


Campo Maior - Adega Mayor promove Wine Talks

A Adega Mayor vai realiza de 19 a 26 de Maio mais uma iniciativa Wine Talks, desta vez inspirada na relação do Vinho com o mundo das Artes, um novo conceito de conversas informais, inaugurado este ano, onde se pretende explorar a relação do Vinho com diferentes universos.


Portalegre - Bloco de Esquerda apresenta candidatura distrital

Na próxima quinta feira dia 19 de Maio de 2011, o Bloco de Esquerda fará a apresentação da sua candidatura distrital às Legislativas 2011.
A apresentação terá lugar pelas 14h30 horas na Sede Distrital do Bloco de Esquerda, na Rua Cândido dos Reis, em Portalegre, sendo a mesma acompanhada de uma conferência de imprensa que conta além dos candidatos distritais, com o Euro Deputado Miguel Portas.


Arronches – Museu (A) Brincar a magia dos brinquedos do passado

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2011 sob o mote “Museus e Memória”, integrando actividades associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re) descobrir a sua memória individual e colectiva.

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação.

Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2011, devendo todas as actividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.” (
www.ipmuseus.pt).

Deixamos a sugestão nesta quarta-feira dia 18 Maia, venha visitar ao Museu de (A) Brincar e descobrir a magia dos brinquedos de outros tempos

Sem comentários:

Enviar um comentário