sábado, 18 de junho de 2011

Arronches – Município homenageou o futebolista Francisco Palmeiro

O Município de Arronches homenageou hoje dia 18 de Junho, o antigo jogador do Benfica e da Selecção Nacional, Francisco Palmeiro, atribuindo o seu nome ao estádio Municipal, numa cerimónia que teve lugar pelas 10h00 no complexo Desportivo de Arronches e que contou com a presença do homenageado, Francisco Palmeiro, do Dr. Almeida Lima, Vice-Presidente do Benfica, da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Eng. Fermelinda Carvalho, Presidente da Assembleia Municipal, representantes autárquicos e publico em geral.

No decorrer da Cerimónia o Dr. José Bigares, responsável pelo pelouro da Cultura e Desporto, fez uma pequena intervenção sobre o percurso desportivo de Francisco Palmeiro, nascido em Arronches em 1936, que depois de passar por diversos clubes da região acabaria ingressar ao serviço do Benfica.

A Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Eng. Fermelinda Carvalho, começou por agradecer a presença de todas as pessoas que se quiseram a associar a este acto de homenagem a um filho de Arronches, fazendo a entrega de uma salva a Francisco Palmeiro que assinalou este acto.

Francisco Palmeiro, visivelmente emocionado agradeceu aos representantes do Município o facto de terem reconhecido o seu contributo na área desportiva, dando o seu nome ao Estádio Municipal de Arronches, aproveitando ainda para junto com o Dr. Almeida Lima e Artur seu antigo companheiro no Benfica, fazer a entrega à senhora presidente de Câmara de dois galhardetes do clube da Águia.

Descerrada a lápide com o nome de Estádio Municipal Francisco Palmeiro, seguiu-se o I Torneio de Futebol Infantil Francisco Palmeiro, com o homenageado a dar o pontapé de saída para o início deste Torneio organizado pelo Município e pela Academia/Atlético Clube de Arronches, que decorreu este sábado e vai continuar amanhã domingo neste estádio, com a presença das equipas: Sport Lisboa e Benfica, Chutalbi, Academia de Futebol de Arronches, C.P.Flecha Negra, S.C. Campomaiorense e “O Elvas” CAD.

Ainda na tarde de sábado, pelas 15h00, no Auditório do Centro cultural de Arronches com a presença de todas as equipas que integram o Torneio, procedeu-se ao visionamento do documentário com imagens de arquivo do jogo disputado no Estádio do Jamor no dia 3 de Junho de 1956, entre as selecções nacionais de Portugal e Espanha, onde Portugal ganhou por 3-0, e Francisco Palmeiro foi o herói deste jogo que levou ao rubro os 60 000 portugueses com uma exibição de excelência.








































































































1 comentário:

  1. A todo o elenco camarário que teve a coragem de homenagiar um filho da terra, um dos grandes heróis que levou bem alto o nome da nossa querida Arronches no campo desportivo.
    Assim se devia fazer sempre homenagiar em vida e não depois de morto,o meu muito obrigado.
    Ao meu querido amigo Xico Feiteira e a toda a sua Família um abraço sincero de amizade.
    Esta homenagem embora um pouco tardia, ainda o homenageado teve o prazer de ver e agradecer.
    Lembrando o meu saudoso Pai, imagino a alegria que ele teria se podesse estar presente, para ver um dos seus maiores amigos ser reconhecido em vida pelo seu contributo ao desporto, mas como eu acredito que para além da morte há outra vida espiritual, tenho a serteza que ele estava presente.

    ResponderEliminar