quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Arronches - Centenas de peixes mortos na barragem da Nave do Grou

Nos últimos dias começaram a aparecer centenas de peixes mortos, principalmente carpas, da Barragem da Nave do Grou, na freguesia de Mosteiros, esta situação registou-se após a forte trovoada ocorrida na zona, com intensa carga eléctrica e alguma precipitação.

O aumento da temperatura verificado na passada semana aliado à forte carga eléctrica provocada pela trovoada, com a consequente falta de oxigénio podem estar na origem do problema, uma vez que não foi detectada toxicidade na água.

Pelo que se julga, as possíveis causas da mortandade de peixes serão o "aumento da temperatura dos últimos dias" e a "falta de oxigénio na água" e “excesso de peixe na barragem”.

De acordo com a família Willem Carp, agricultores e proprietários do monte da Nave do Grou, uma equipa Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente do (SEPNA - GNR de Elvas), era aguardada esta tarde de quarta-feira dia 24 de Agosto, para avaliar a situação e recolha de amostras.

Procedendo-se depois à recolha do peixe morto, deforma a não degradar a qualidade da água da barragem que é utilizada na rega de forragens e bebedouros de animais da propriedade.



Clicar no link para ver vídeo:



















Sem comentários:

Enviar um comentário