sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Arronches – Exposição “Esculturas” de João de Paula no Centro de Educação Ambiental

A exposição Esculturas de João de Paula, foi inaugurado na tarde da passada quinta-feira pelo Vice-presidente do Município e responsável pelo pelouro da cultura, nas instalações do Centro de Educação Ambiental sitas no Largo Serpa Pinto.

No decorrer do evento o Dr. José Bigares fez a apresentação do artista, referindo a qualidade das obras expostas e manifestando a disponibilidade do município em apoiar os artistas na divulgação das suas obras.

O artista elvense, João de Paula por sua vez manifestou a sua alegria por voltar a expor em Arronches a sua obra, aproveitando a ocasião para facultar aos presentes para verdadeira lição sobre o processo criativo, materiais utilizados nos diferentes trabalhos e tudo aquilo que o envolve a criação de uma nova peça.

O escultor, João de Paula nasceu a 26 de Novembro de 1963, em Elvas.
Depois de ter estudado desenho e arquitectura, trabalhou alguns anos como desenhador gráfico, tendo também frequentado a Faculdade de Belas Artes de Santa Isabel em Sevilha.

Em 1986 inicia uma nova etapa com a criação do seu próprio estilo na Escultura, tendo exposto em Portugal, Espanha, Itália, Suíça e França.

Em 1991 ganhou o 1º prémio da Bienal de Escultura de Málaga – Espanha

Seguisse um período de intensa criação artística, com diversas exposições, elaboração de trabalhos escultóricos para coleccionadores particulares e instituições públicas como para a Câmara de Almeirim ou a Fundação Mariana Martins.

Em Arronches a obra mais conhecida de João de Paula são as esculturas da rotunda do “Porqueiro”, na Estrada Nacional 246, na saída de Arronches para Elvas.

Esta mostra agora patente em Arronches até 25 de Setembro, é visitável no horário das 10h00 e 12h30 - 14h00 e 17h30, de Terça-feira a Domingo.




























































Sem comentários:

Enviar um comentário