segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Arronches - Ano lectivo arrancou esta segunda feira no Agrupamento de Escolas

Os estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento de Escolas do concelho de Arronches deram início ao novo ano lectivo 2011/2012 esta segunda feira dia 12 de Setembro, embora sem a colocação de todos os professores que asseguram as diferentes disciplinas.

Como não podia deixar de ser a crise obrigou o Ministério da Educação e Ciência (MEC), a cortar a despesa e os efeitos já se fazem sentir em Arronches, alguns professores podem chegar mais tarde, outros podem até nem vir de todo, como poderá acontecer com técnicos que apoiem os alunos com mais dificuldades.

As escolas do 1º ciclo e pré-escolar, ou seja, as escolas do 1º ciclo de Arronches, Barulho (Mosteiros) e Esperança e os Jardins-de-infância arrancam com as actividades às 9h00.

Os alunos que frequentam a EB 2,3 Nª. Sr.ª da Luz, começam as aulas às 08h30.

Junto á porta das escolas do 1º Ciclo, logo pela manhã era visível a confusão de carros, a «agitação» de pais, alunos e professores no primeiro dia de aulas.

Se para algumas crianças foi o regresso à rotina, para outras que hoje iniciaram o seu primeiro dia de aulas na denominada “Escola dos sentados”, foi o reafirmar de vontades no novo percurso de estudo que agora iniciam.

Em Arronches o arranque do novo ano lectivo 2011/2012 ficou marcado pelo importante contributo da autarquia com a oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo das escolas do concelho.




3 comentários:

  1. Exmo sr. mentor do blog: Permita-me discordar do comentario relativo á oferta dos manuais escolares por parte da autarquia.Se os mesmos terão que ser devolvidos no final do ano letivo, em minha modesta opinião,trata-se apenas de um empréstimo. Gustava que comenta-se.

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, eu não concordo com a oferta ou emprestimo dos livros, da Camara Municipal aos alunos.
    Os meus pais sempre tiveram de os comprar e pagar na totalidade.
    Em relação ao comentario anterior, seja oferta ou emprestimo, o que é certo é que os pais não tem de gastar um unico centimo com a sua aquisição, espero que tenham como dever de os fazer estimar, para que possam servir para os anos seguintes, e que no final de cada ano lectivo sejam entregues os manuais escolares......

    ResponderEliminar
  3. Embora respeite o seu ponto de vista, permita-me que discorde do mesmo, claro que concordo com a medida adoptada pela autarquia na questão dos manuais escolares, em minha modesta opinião foi acertada, esses mesmos livros podem ser úteis para outras crianças no próximo ano em vez acabarem no lixo.
    Com muitos portugueses depois de anos e anos habituados a tudo “dado”, acabam por nem dar valor a quase nada do que lhe é oferecido, aconteceu o mesmo com muitos subsídios e ajudadas que durante anos desabituaram muitas pessoas de trabalhar e só serviram para as mesmas ficaram dependentes dos mesmos e se entupirem de tabaco e bolos contribuindo apenas para aumentar a taxa de diabéticos.

    Arronchesemnotícias

    ResponderEliminar