domingo, 25 de setembro de 2011

Elvas - Romaria de São Mateus 2011 chega ao fim

A maior romaria do Alentejo com as Festas de São Mateus em honra do Senhor Jesus da Piedade chegou ao fim esta tarde de domingo dia 25 de Setembro, com o regresso da procissão dos Pendões do Santuário para o centro da cidade, acompanhada pela Banda elvense 14 de Janeiro.

O cortejo religioso saiu da Piedade pelas 17h30 e teve transmissão em directo na Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e ainda pela estação de televisão TVI, que durante toda a tarde transmitiu o programa"Festas de São Mateus", entre as 14h00 e 20h00. Ao longo de 6 horas em directo de Elvas com Manuel Luís Guocha e Iva Domingues e vários artistas convidados.

Da noite do passado sábado com milhares de visitantes entre os quais muitos espanhóis no S. Mateus, fica o registo do excelente concerto dos “Irmãos Verdades”, um grandioso espectáculo de fogo de artifício e por último como é habitual nas grandes aglomerações de publico, muito álcool e falta de civismo de alguns cidadãos que não está para acatar ordens das autoridade, o que acabaria por dar origem a incidentes registados pelos Bombeiros á 1h17, 2h16 e 4h22 da madrugada, com agressões, detenções e transporte de feridos para as urgências do hospital de Santa Luzia em Elvas.

As agressões terão alegadamente resultado de confrontos físicos com os elementos da Policia de Intervenção e o Grupo de Operações Especiais, que garantiram a segurança no Parque da Piedade e por todos os meios tentaram repor a ordem pública.

Fica a saudade de um dos melhores São Mateus dos últimos anos, com a entrada do recinto de Festas e Santuário primorosamente iluminadas numa decoração idealizada por Costa Pinto, da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, que pela sua beleza surpreendeu os milhares de visitantes que diariamente passaram pelo Parque da Piedade.




























1 comentário:

  1. De fato a realçar a excelente decoração, na igreja, simplesmente impecável bem como a do restante recinto, parabéns. Para o ano há mais se Deus quiser. Aproveito a deixa para uma sugestão aos nossos autarcas: Presenciei este ano e só para dar dois exemplos de como deveriam fazer em Arronches. 1. Feira de S. João em Évora - De 23 de Junho a 4 de Julho, englobou a Feira propriamente dita, com Gastronomia, Espetáculos, muita diversão, durante 2 semanas. 2. Festa de S. Mateus, em Elvas, englobou Espetáculos, Touradas, Gastronomia, Romaria de S. Mateus, com a sua habitual tradição com a feira, numa semana e meia.~Resultado para esta duas cidades e suas festas (milhares de visitantes e alegria, desenvolvimento, consumo, etc... durante mais tempo) Agora questiono os autarcas Arronchenses: Por não juntar em Arronches as Festas de S. João com a Feira de Atividades Económicas, fazer tudo durante duas semanas, em vez de se dispersar por dias festas que acabam por não trazer os resultados desejados. Pensem nisto e virão que não é má ideia, para além de se poupar. Arronchense convicto. J. Manuel

    ResponderEliminar