quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Baja Portalegre com cerca de 500 participantes em prova

A 25ª edição da Baja Vodafone Portalegre 500, arranca hoje e prepara-se para ser um evento de exceção neste tempo de crise. Apesar do momento estar longe das condições ideais no que concerne à situação económica do país, a verdade é que Portalegre voltou a constituir uma apelo irresistível para os pilotos de TT, quer nos automóveis, quer nas motos, quads, buggies e UTV, de tal modo que se pode dizer que serão revividos os grandes dias da competição, com cerca de 500 participantes com base nas 431 equipas que fizeram a sua inscrição.

Em relação aos inscritos para a 25ª Baja Vodafone Portalegre 500 ascende a 95 equipas nos automóveis, 66 inscritos na prova FIA e 29 na competição nacional. O total das outras categorias ascende a 336, com 155 motos, 72 quads e 31 UTV/Buggy, a que se juntam 36 motos na Classic Baja, 16 na Maxi Baja e 26 jovens pilotos na Mini Baja.

Na zona de Arronches os locais mais perto para assistir à Baja Portalegre 500, ficam na estrada do apeadeiro de Arronches na zona das Fontainhas/Casas Novas ou ainda em Assumar. A passagem dos primeiros concorrentes por este sector está previsto acontecer entre as 8h30 9h00.

Exposição comemora os 25 anos de provas da Baja Vodafone Portalegre 500

No decorrer da Baja Portalegre 500, Está patente ao público numa das salas das instalações da Nerpor, em Portalegre, uma exposição comemorativa dos 25 anos da Baja Vodafone Portalegre 500, numa retrospectiva bastante interessante deste quarto de século de história da prova alentejana.

A exposição terá essencialmente uma componente documental, estando disponíveis para os visitantes elementos como reportagens impressas das várias edições, listas de inscritos, classificações e outros documentos de grande interesse, para além de uma ampla reportagem fotográfica, assinalando momentos de grande espectáculo das 24 edições, da autoria das agências Interslide, Photo Slick, Photo Xtrod e ainda do fotógrafo Joaquim Condenso.

Mas, para além da parte documental, estarão ainda expostas viaturas bastante interessantes e com grande história nas provas de todo o terreno. Desde logo o UMM com que José Megre e Pedro Villas Boas participaram pela primeira vez no Paris-Dakar e a bordo do qual acabou por nascer o projecto que levaria à origem da Baja Portalegre 500. Outro UMM com palmarés presente nesta mostra é o carro vencedor da edição de 1989, dos gémeos Carlos e Rogério Almeida.



1 comentário:

  1. David Carapinha Palmeiro27 de outubro de 2011 às 15:05

    Acho importantíssimo referir-se os pilotos do nosso concelho que vão participar na prova rainha, quer queiram, quer não, eles vão em representação da nossa vila, são os pilotos de Arronches.
    Acho que cada vez mais estamos a deixar passar ao lado o que realmente é nosso, e só se dá destaque ao que é de fora, e que se calhar nem tem muita importância, digo isto no geral, em vários aspectos, que podia referir mas isso iria ocupar muitas linhas. Já que se fala na historia do Baja neste blogue de Arronches, porque não falar de Arronches na historia do Baja??? Já participaram muitos pilotos Arronchenses, alguns ainda hoje o fazem, ouve participações históricas, ouve subidas ao pódio, ouve pilotos que chegaram nos lugares da frente, outros que mais do que uma vez andaram na frente, muitas e muitas historias. Sr: Emílio, deixo aqui um desafio para si e para todos os que se interessarem e quiserem agarrar, porquê não fazer um artigo digno da historia de Arronches no Baja??? Temos que dar valor e destaque a todos aqueles que involuntariamente representaram a nossa vila e nos fizeram ir ver o Baja, todos aqueles por quem nós gritamos, ficamos tristes, etc.. Força rapaziadas que participam este ano no Baja.

    ResponderEliminar