quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mosteiros - Documento Verde da Reforma da Administração Local apenas prevê

Na sequência da informação aqui inserida e alusiva à inclusão de Mosteiros na listagem das possíveis freguesias a “agregar” (Ajuntar, anexar, associar), disponibilizada pela ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), e resultante da aplicação dos critérios publicados no «Documento Verde da Reforma da Administração Local», temos a informar que como o titulo da informação indica: Reforma da Administração Local “prevê” extinção da junta de freguesia de Mosteiros, trata-se apenas de um documento de trabalho ainda em discussão, não de um caso consumado como foi amplamente divulgado e "vaticinado", com a extinção da freguesia de Mosteiros, talvez por maldade ou desconhecimento do significado “prevê”.

Em curto espaço de tempo a informação teve milhares de visitas no blog, as fotografias com centenas de descargas, comentários ás dezenas, a maioria não publicados por motivos conhecidos dos seus autores e uns quantos recados e telefonemas de amigos e conhecidos, cada um com a sua versão para tamanho terramoto que pelos vistos apenas “PREVÊ”, uma situação, que esperamos não se venha a consumar dada a importante função desempenhada pela mesma junto da população residente na área da freguesia, assim como pelo empenho e contributo da Câmara Municipal de Arronches e outras forças vivas do concelho na defesa desta ou outra Junta de Freguesia situadas numa das regiões mais desertificadas e negligenciadas pelo anterior e actual poder Central, se não veja-se:

“Portalegre é o distrito do país que perde mais verbas das transferências do Orçamento de Estado para 2012, recebendo menos 5,1 por cento do que em 2011, no continente a região do Alto Alentejo é também a que menos verbas vai receber no próximo ano, com 72,9 milhões de euros”

Dado ainda alguns comentários fazerem alusão ao facto de ser referido, que Mosteiros é a freguesia rural mais dinâmica e com a melhor relação de proximidade com a população residente, é uma situação que se constata em parte talvez motivada pela dinâmica das gentes de Mosteiros e pela disponibilidade facultada pela aposentação da vida profissional do presidente da Junta, disponível 24 horas ao serviço da mesma.
Uma situação dificilmente conseguida nas outras Juntas de Freguesia, onde por falta de tradição ou vida profissional dos responsáveis, a sua presença seja menos assídua as tais “24 horas”.

Quanto à escolha das imagens que ilustram o texto tanto do desagrado de alguns e agrado de outros, apenas tiveram por objectivo relembrar as visitas de governantes portugueses a esta pequena freguesia rural do concelho de Arronches, em duas ocasiões pelo presidente Dr. Jorge Sampaio e uma vez pelo primeiro ministro José Sócrates, facto que na altura que registamos com agrado, assim como gostaríamos que se volta-se a registar com os actuais Prof. Aníbal Cavaco Silva ou Dr. Passos Coelho ou ainda futuros chefes da Nação.

Que fique claro que Documento Verde da Reforma da Administração Local, por enquanto ainda “prevê” apenas, pelo que confundir, deturpar ou tentar tirar dividendos políticos ou outros pode não surtir os efeitos desejados.

Ainda segundo informação disponibilizada pela Associação Nacional de Freguesias, no seu site, a ANAFRE vai encetar as negociações com o Poder Central, debatendo este documento e apresentando propostas de alteração e eliminação de alguns critérios.
Ver Lista:
FREGUESIAS A MANTER.pdf
FREGUESIAS A AGREGAR.pdf

Foto: Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio com elementos do Grupo das Pedrinhas de Arronches, aquando da sua última visita à Freguesia de Mosteiros

2 comentários:

  1. Enquanto existirem "gregos e troianos" o desagrado ou interesse em determinadas notícias/fotos são sempre difícies de contentar as hostes!

    ResponderEliminar
  2. Não obstante, factos são factos. Mais uma notícia que visa o nosso Distrito.Mais de 13 extenções de saúde vão fechar no Distrito de Portalegre.Em termos de PIDAC, é o que se sabe.Nas últimas legislaturas os deputados pelo nosso círculo têm sido do PS e do PSD. Pergunto;-Alguem sabe quem são, os seus nomes. Será que alguem os viu no nosso Distrito a inventariar os problemas para os levar e discutir na Assembleia da República?

    ResponderEliminar