quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Arronches - Debateu com casa cheia “A Reforma do Poder Local”

O Centro Cultural de Arronches acolheu na noite da passada terça-feira, dia 15 de Novembro, uma conferência/debate sobre “A Reforma da Administração Local” numa iniciativa dinamizada pelo deputado e presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Cristóvão Crespo, e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Simões Júlio, Deputado, Cristóvão Crespo, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Eng. Fermelinda Carvalho e Presidente CIMAA, Armando Varela.

O debate que contou com a participação de inúmeros autarcas da região, tendo por objectivo o esclarecimento sobre o chamado Documento Verde da Reforma de Administração Local, com a prevista "extinção" de 2.400 freguesias através da fusão de quase metade das 4.259 existentes.

Paulo Júlio reafirmou em Arronches que o Governo não vai impor reformas, dizendo que estão disponíveis para ir "afinando documentos". "Estamos a percorrer o país para ouvir e partilhar aquilo que pensamos ser o caminho. Não será o Governo a vir aqui impor o que quer que seja. Serão vocês a fazer um debate local e a concluir em conformidade, contando com Arronches para o todo nacional nesta Reforma do Poder Local.

Já no final do debate a senhora Presidente da Câmara Municipal de Arronches, entregou a Paulo Simões um trabalho feito pela autarquia com a defesa daquilo que acham melhor e que defende as freguesias do concelho. Aproveitou ainda para referir que o senhor presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, estando na sala e pelo facto da sua freguesia estar incluída neste documento e o mesmo não aproveitar a presença do senhor Secretário de Estado quanto ao futuro de Mosteiros, decidiu colocar a questão.

Escusando-se á questão Paulo Júlio desse que não respondia à questão, dizendo “A senhora presidente quer que eu faça um debate local em vez dela”.
Referindo ainda que neste processo existe flexibilidade, que o diploma aprovado pela Assembleia da Republica contempla as especificidades locais que devem ser atendidas e discutidas, deixando ás pessoas a possibilidade de tomarem opções e não fechar o processo com critérios rígidos.

Paulo Júlio terminou dizendo que conta com o contributo de Arronches para o objectivo nacional neste processo que tem por objectivo “A Reforma do Poder Local”.

Actualmente as freguesias contam com um número muito alargado de cidadãos a intervir, como representantes do povo, na gestão da coisa pública, contribuindo assim na melhoria das acessibilidades, transportes, acesso á saúde, á cultura, á prática desportiva, do desenvolvimento local ás inúmeras práticas de apoio social.

As Autarquias são ainda elementos essenciais de identidade comunitária, herdeira também de tradições centenárias, que molda na sua diversidade a identidade nacional, “ A Reforma do Poder Local” é uma questão polémica e difícil a começar pelo concelho de Arronches, onde os Mosteirenses por razões obvias a não desejarem a extinção da sua freguesia e o ex autarca Gil Romão, em comunicado pessoal distribuído em Mosteiros a manifestar a sua opinião quanto a esta “A Reforma do Poder Local”, que ainda promete fazer correr muita tinta até à sua possível implementação.



2 comentários:

  1. Bela jornada.Grande demonstração de seriedade e capacidade de diálogo, como não acontecia antes. Antes de aplicar medidas necessárias, mas, de difícil aceitação em alguns casos, disponibilidade absoluta para a flexibilização onde seja plausível.Fiquei com óptima opinião sobre este governante e mais uma vez a SRA. Presidente mostrou a sua qualidade para o cargo e deu confiança aos que dependem da sua fibra .

    ResponderEliminar
  2. Embora longe por motivos profissionais é com magoa vou tendo conhecimento desta realidade negativa para o concelho.
    Aproveito para vos felicitar pelo trabalho no blog que acompanhando diariamente, alertada pelo meu marido foi com surpresa que verifiquei:

    ARRONCHES EM NOTÍCIAS
    arronchesemnoticias.blogspot.com/
    12 horas atrás – Arronches - Debateu com casa cheia “A Reforma do Poder Local”. O Centro Cultural de Arronches acolheu na noite da passada terça-feira, dia ...
    Visit… esta página 832 vezes. Última visita: 16/11/11

    A. L. V. / Lisboa

    ResponderEliminar