segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Arronches - PSD debate “A Reforma do Poder Local”

O Centro Cultural de Arronches vai acolher esta terça-feira, 15 de Novembro, pelas 21h00, uma conferência/debate sobre “A Reforma da Administração Local” numa iniciativa dinamizada pelo deputado e presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Cristóvão Crespo, e conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Simões Júlio.

Esta iniciativa visa dar a conhecer à população as mudanças que o Governo pretende implementar e que estão previstas no chamado “Livro Verde do Poder Local”.

No que diz respeito, particularmente, à região, o estudo indica que o distrito de Portalegre vai perder 22 freguesias, passando das actuais 86 para 64 freguesias, distribuídas pelos quinze concelhos.

O concelho de Nisa composto por uma dezena de freguesias vai ficar reduzido a metade, sendo extintas as freguesias de Amieira do Tejo, Arez, São Matias, São Simão e Tolosa.

Elvas é outro dos concelhos que mais freguesias perde (4), passando das actuais onze para sete.
As freguesias do concelho de Elvas que não cumprem os critérios do Governo e que deixarão de existir nos moldes actuais são: Ajuda Salvador e Ildefonso, Barbacena, Caia e São Pedro e Vila Fernando.

Os concelhos do Crato e de Avis vão perder 3 freguesias. Gáfete, Monte da Pedra e Vale do Peso, são as freguesias a riscar do concelho do Crato, enquanto em Avis serão extintas as freguesias de Aldeia Velha, Maranhão e Valongo.

O estudo da ANAFRE aponta ainda para a extinção de duas freguesias nos concelhos de Portalegre (São Julião e Alagoa), e Alter do Chão (Chancelaria e Seda).

Em Gavião será extinta a freguesia de Atalaia, em Arronches, a freguesia de Mosteiros e em Fronteira está prevista a extinção da freguesia de São Saturnino.

O documento da ANAFRE não prevê a extinção de qualquer freguesia nos concelhos de Marvão, Monforte, Campo Maior, Castelo de Vide, Ponte de Sôr e Sousel.

Sem comentários:

Enviar um comentário