quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Arronches – Grupo de alunos espanhóis visitam Museu (A) Brincar

Um grupo de alunos espanhóis da turma de português da “Oficina de Empleo de Cáceres – Sexpe”, visitou esta quinta-feira dia 15 de Dezembro o concelho de Arronches.

Depois de terem percorrido o centro histórico e saboreado a rica gastronomia alentejana num conhecido restaurante local, os jovens estudantes de português, acompanhados pela sua professora e vereador da cultura e vice-presidente da câmara, Dr. José Bigares, foram conhecer o Museu (A) Brincar situado no edifício da antiga fortaleza de Arronches.

No decorrer da visita os alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns brinquedos artesanais executados por artesãos de Arronches, assim como diversos brinquedos fabricados em Espanha nos anos vinte do século passado.

Apreciaram em particular a sala de aula do Estado Novo, onde não falta a velha “palmatória” um instrumento do passado que servia de apoio ao professor com efeitos dissuasores excelentes aplicados em alunos rebeldes ou preguiçosos. Um aluno trajado com a farda da ex mocidade portuguesa, a cartilha maternal de João de Deus ou ainda os quadros com as fotografias de Américo Tomás e Salazar integram o espólio museológico da recriação desta sala de aula da antiga Escola Primária no concelho de Arronches

Aberto de terça-feira a domingo o Museu (A) Brincar de Arronches pode ser visitado das 10h00 ás 13h00 e das 14h00 ás 18h00, encerrando ao público à segunda-feira e feriados.

Sem comentários:

Enviar um comentário