segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Alentejo - Mercado mensal de Esperança atrai espanhóis

O mercado mensal de Esperança no concelho de Arronches, que habitualmente se realiza no último domingo de cada mês junto à zona Desportiva vem atraindo cada vez mais clientes vindos de toda a região raiana Luso/Espanhola.

O espaço destinado a acolher vendedores e publico começa a ser pequeno, como se pode verificar no passado domingo dia 30 de Janeiro, com largas centenas de pessoas a fazer compras na área destinada ao mercado.

Se não foi fácil andar pelo mercado em determinadas horas, bem mais difícil foi ainda encontrar um lugar adequado para estacionar o carro, o espaço destinado ao estacionamento foi mais que insuficiente, depois solução de recurso foi estacionar na berma da estrada o que complica bastante o trânsito de viaturas e piões na zona, ou por último deixar o carro por ali nuns terrenos menos bons para o efeito e ir a pé até ao mercado.

No passado domingo das 10h30 ás 12h00 fazer os escassos metros até a zona do mercado na estrada de Hortas de Baixo, desde o cruzamento da estrada que liga Arronches à Fronteira, significava perder 10 0u 15 minutos de pára/arranca e escutar umas quanta buzinadelas.

Em suma se para alguns foi uma dor de cabeça encontrar um lugar par estacionar, como aconteceu com uma família vinda de Alburquerque, para outros foi uma boa oportunidade de fazer negócio como podemos constatar junto dos vendedores de plantas instalados na entrada do mercado, a meio da manhã praticamente já tinham esgotado o stock de árvores de fruto, compradas maioritariamente por clientes vindos de Espanha.


























































Assunção - Primeira matiné dançante sénior com muita animação

A Junta de Freguesia de Assunção levou a efeito no passado sábado dia 29 de Janeiro a sua 1.ª Matiné Dançante Sénior.

A mesma teve lugar no salão do Centro Cultural de Arronches e contou com a participação de cinquenta Seniores, proporcionando uma tarde repleta de animação e convívio.

Segundo a organização, "trata-se de uma iniciativa destinada aos idosos do concelho e região, cujo objectivo é proporcionar à população Sénior momentos de convívio, dinamizando acções de lazer e reforçando a sua participação.
Próxima Matiné dia 26 de Fevereiro

Fotos: JF Assunção















domingo, 30 de janeiro de 2011

Alentejo – Jogo da Malha juntou praticantes Arronches

O jogo da Malha juntou hoje dia 30 de Janeiro, em Arronches dezenas de praticantes desta modalidade que durante toda a manhã disputaram este jogo tradicional.

A organização deste torneio de Malha foi do Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Município de Arronches, com o jogo a ter lugar no antigo Campo de Futebol de Arronches logo pelas 09h00, ainda com algum frio mas com uma bonita manhã de sol.

Com este torneio pretendeu a organização divulgar esta modalidade tradicional e ao mesmo tempo assegurar a aproximação e o convívio entre pessoas, que se constituem em equipas de diversos elementos para um dia de saudável competição e confraternização.

A jornada terminou com um almoço convívio nos Celeiros e distribuição de prémios ás equipas melhor classificadas.

Compareceram no Torneio 45 Equipas, tendo ganho uma equipa de Elvas constituida por Alfredo Conceição e José Branca.

Colaboraram na organização deste dia dedicado à Malha a Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre e o Município de Arronches.

Deixamos algumas imagens e a classificação das primeiras seis equipas:

1 - Elvas – Alfredo Conceição e José Branca

2 – A.R.C. Sousel – Manuel Peças e Manuel Mendes

3 – C.C. Figueira Barros – António santa e Filipe Abelha

4 – Barbacena – André Esperto e José Esperto

5 – Freg. Sr.ª da Graça – Joaquim Lopes António Gomes

6 – A.R.C. Sousel – Manuel Pereira e A. Mateus

*************************************

No Ranking de Jogos Tradicionais 2011 a equipa classificada em 1º lugar é a equipa da A. R. C. Sousel constituída por Manuel Peças e José Mendes.


O próximo torneio Jogo da Malha no dia 06/02/2011 no C. P. T. Assentos.
















































Futebol – Esperança venceu o Portalegrense

Nesta tarde de domingo dia 30 de Janeiro de 2011, em jogo realizado no municipal de Portalegre entre o Portalegrense e o Esperança em jogo da I Divisão, o Esperança foi vencer mais uma vez o Portalegrense, mesmo a jogar em casa as dificuldades do Portalegrense foram imensas frente a um Esperança que poderia ter saído da capital de distrito com uma vitória bem mais dilatada.

O único golo desta partida aconteceu logo na primeira parte, com Gonçalo a rematar certeiro ás redes do Portalegrense.

Um trabalho aceitável do arbitro Duarte Morgado, mostrando apenas no decorrer desta partida seis cartões amarelos, dois para o Portalegrense e quatro para o Esperança.

Ficam os resultados I Divisão onde de apraz também registar a vitória do Mosteirense por 3 a 2 em jogou disputado em Ponte de Sor, isto em virtude do campo do Montargilense se encontrar em obras .

Série A:
Alpalhoense, 1 – Portus Alacer, 2 - Montargilense, 2 – Mosteirense, 3 – Folgou o Santa Eulália.

Série B:
Portalegrense, 0 – Esperança, 1 - Santo Amaro, 4 – Degoladense, 1 - Folgou o Monfortense.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Alentejo – Ministro António Serrano visitou hoje em Assumar a Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, visitou este sábado dia 29 de Janeiro a Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana em Assumar no Concelho de Monforte.

António Serrano foi recebido ao início da tarde na Herdade da Coutada Real por muitos agricultores, local onde a ACBRA tem a sua sede.
Depois de cumprimentar os presentes o Ministro foi conhecer as instalações da Associação e observar alguns bovinos de raça Alentejana que pastavam nas imediações do monte.
Um pouco mais tarde, cerca 14.30 horas, no decorrer do almoço o Eng. Pedro Espadinha fez um pequeno historial com a apresentação do trabalho desenvolvido pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana, trabalho este de excelente apresentação gráfica em formato "power point".

Visivelmente satisfeito o ministro António Serrano elogiou o trabalho desenvolvido em Assumar pela Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana desde 1981, que visa preservar e melhorar esta raça de bovinos, contribuindo para a sua valorização.

Já no final da visita à Herdade da Coutada Real em declarações aos jornalistas António Serrano comentou o tema avançado pelo jornal “Expresso”, no qual é referida a intenção do PSD de vir extinguir o Ministério da Agricultura, como forma de diminuir os ministérios para 10, caso venha a formar Governo, o ministro mostrou-se “perplexo” e considerou inaceitável uma proposta visa a extinção de um sector fundamental para Portugal como é o sector agrícola.
Deixamos algumas imagens registadas na Herdade da Coutada Real esta tarde.

























































Futsal - Sport Arronches e Benfica 3 - Nisa Futsal Clube 5

Assistimos este sábaddo dia 29 de Janeiro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Arronches a um jogo que começou bem para os homens de Arronches, que chegaram ao intervalo a ganhar por duas bolas a zero.

Na segunda parte a equipa de Nisa entrou no jogo com maior velocidade e as coisas acabaram por se complicar para o Sport Arronches e Benfica, depois de uma excelente primeira parte acabaria por consentir a vitória dos homens de Nisa, que diga-se tem uma equipa muito bem organizada e aguerrida que saiu de Arronches com o resultado de cinco bolas a três.










Futebol – Uma boa exibição do Sport Arronches Benfica frente ao Elvas

Na segunda jornada da Divisão de Honra, do Futebol Sénior do Distrito de Portalegre, o S. Arronches e Benfica recebeu em casa esta tarde de sábado dia 29 de Janeiro o Elvas, um Elvas que surpreendeu na primeira parte marcando logo ao minuto 20 e tendo chegado ao intervalo a ganhar por três bolas a zero.

Na segunda parte foi a vez do S. Arronches e Benfica surpreender com uma excelente exibição, criando bastantes dificuldades a um Elvas que esteve longe dos seus melhores dias de futebol, ao Arronches e Benfica nos últimos 20 minutos de jogo apenas lhe faltou um pouco de sorte para ter resolvido a partida a seu favor.

Quanto a golos para o S. Arronches e Benfica marcaram David e Chiquento 2 golos, para o Elvas Rogério Chinita, Pitufa 2 golos e Rubi.

Em suma boa partida de futebol que terminou com o resultado de S. Arronches e Benfica 3 – Elvas 4, um jogo com 7 golos a fazerem as delicias dos aficionados que esta tarde de sábado se deslocaram ao Municipal de Arronches.

Um trabalho razoável com alguns erros do árbitro Sérgio Pita que foi auxiliado por Ricardo Branco e Nuno Neves.




































sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alentejo – Ministro da Agricultura em Monforte para visitar Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, desloca-se amanhã dia 29 de Janeiro ao distrito de Portalegre para visitar a Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana em Assumar no Concelho de Monforte.

António Serrano é esperado ás 13h15 tarde na Herdade da Coutada Real, onde a ACBRA tem a sua sede. Depois, pelas 14.30 horas, o trabalho desenvolvido pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana é apresentado num trabalho em formato "power point", com intervenções dos responsáveis.

A Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana foi criada a 16 de Outubro de 1981, quando um grupo de criadores sentiu a necessidade de se juntar a fim de preservar e melhorar a raça que criava, bem como unir esforços para divulgar e promover a sua actividade.

Alentejo – Um dia de montaria na Serra da Techugueira Arronches

Como habitualmente nesta época do ano a Associação de Caçadores e Pescadores os Arraianos de Esperança promove algumas montarias, as mesmas tem lugar nas Serras dos Louções, Rei Santo ou na Techugueira na freguesia de Esperança.
São manchas já com referências nacionais que se difundem pela zona raiana, local onde o Rei D. Carlos e outros membros da nobreza Ibérica participaram no passado em diversas caçadas aos javalis e lobos, que na época abundavam por toda a zona de Tagarrais.

Actualmente as montarias aos javalis ou “javalins”, como são denominados por aqui, batidas ás raposas ou caçadas aos tordos continuam a ser actividades de grande sucesso atraindo até Esperança muitos praticantes destas modalidades de caça.

Um dia de montaria é sempre um dia especial que depois de uma manhã passada nas serranias agrestes na esperança de visualizar e matar um javali, é depois retemperado na parte da tarde com o almoço convívio, almoço este que na maior parte das vezes é confeccionado pelos próprios caçadores.

Em suma um dia de montaria para além do sacrifício de alguns javalis, que por vezes existindo em número elevado causam danos na agricultura e ameaçam a sobrevivência de outras espécies, acaba por ser um dia de salutar convívio entre todos os participantes.

Deixamos
o contacto da Associação assim como estas imagens de um
belo exemplar abatido na montaria de Dezembro de 2010, na serra da Techugueira.

Associação de Caçadores e Pescadores os Arraianos de Esperança. Largo 25 de Abril, 19A - 7340-122 Esperança.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alentejo – Campo Maior já trabalha para as Festas do Povo 2011

Com a inauguração da nova sede de trabalho da Associação das Festas do Povo no passado sábado, dia 22 de Janeiro, em Campo Maior foi dado o pontapé de saída para a possível realização das Festas do Povo em 2011.

No decorrer da cerimónia de inauguração, João Rosinha, presidente da Associação informou que até ao momento já se encontram 25 ruas inscritas, embora tenha referido que ainda não é possível garantir com toda a certeza que as festas se vão realizar este ano, pelo que irão desenvolver várias acções junto da população de forma a motivar todos os campomaiorenses para a realização das mesmas.

A Autarquia de Campo Maior associou-se a este evento com a participação do Presidente Ricardo Pinheiro e Vereadores Isabel Raminhas e Sérgio Bicho, tendo os mesmos manifestado o total apoio da Autarquia para a realização destas Festas.

Nesse mesmo dia ao serão o Salão dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior recebeu um espectáculo promovido pela Associação das Festas do Povo, que juntou vários artistas e grupos musicais do concelho, que animaram os presentes pela noite fora.

Pelo palco passaram o Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior, o Grupo Cantares Despertar Alentejano, o Grupo de Cantares Vozes da Nossa Terra, o Grupo Ceifeiras de Degolados, o Grupo Musical União de Degolados, o artista João Luís, os É Ki Noss(i)o.

Mais em:
http://www.cm-campo-maior.pt/the-news/49-cultura/628-associacao-das-festas-de-campo-maior-inaugura-sede-e-promove-espectaculo-musical

Alentejo – Fadista Mariza em Concerto no Coliseu de Elvas

Já podem ser adquiridos os bilhetes para o concerto da fadista Mariza no Coliseu Rondão Almeida, em Elvas, a fadista vai apresentar o seu novo álbum, Fado Tradicional, num concerto que está agendado para a noite de 15 de Abril, uma sexta-feira.

Os ingressos, podem ser adquiridos no posto de Turismo de Elvas, têm preço de 25 euros para a plateia VIP, 20 euros para a 1ª plateia, 15 euros para o 1º anel das bancadas e 10 euros para o 2º anel.

O concerto de Mariza a 15 de Abril em Elvas é um de apenas cinco que a fadista vai fazer em Portugal durante a sua digressão nacional de 2011, que vai levar a fadista aos mais diversos pontos do mundo.

Mariza, uma voz do Fado muito conceituada, tanto a nível nacional como internacional. Tem mais de 30 discos de platina, recebeu duas nomeações para os Grammys e foi galardoada com diversos prémios importantes, entre as quais o MIDEM European Boarder Breaker Award ou o prémio da BBC para Melhor Artista Europeia de World Music.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Arronches – CBES convoca Assembleia Geral

O Centro de Bem Estar Social de Arronches – CBES vai levar a efeito no próximo dia 28 de Janeiro de 2011 (sexta feira) uma Assembleia Geral Extraordinária, a ter lugar pelas 19h00, na sala polivalente do Lar Residencial de Santo António.

Com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto único – Autorização para a contratação de empréstimos de médio ou longo prazo para construção do (a):

a) Lar Residencial de Santo António
b) Residência Autónoma
c) Centro de Actividades Ocupacionais
d) Viatura para apoio domiciliário e de uma viatura de 17 lugares.

Para mais informação consultar aviso afixado nos locais habituais

Matiné Dançante Sénior

A Junta de Freguesia de Assunção vai promover a 1.ª Matiné Dançante Sénior a levar a efeito no próximo sábado dia 29 de Janeiro, no Centro Cultural de Arronches.

Para mais informação consultar cartaz em anexo

Arronches na Imprensa: Jornal Alto Alentejo


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Alentejo – Jogos Tradicionais de volta ao Concelho de Arronches

Numa organização do Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Município de Arronches vai ter lugar mais uma edição dos Jogos Tradicionais de Arronches.
Os jogos vão ter lugar no Campo de Futebol de Arronches, com início agendado para as 09h00 do próximo dia 30 de Janeiro (domingo).

O Torneio pretende assegurar a aproximação e o convívio entre pessoas, pelo simples prazer de conhecer novas formas de jogar e revitalizar tradições, num ambiente de festa.
A iniciativa do Grupo Desportivo da Autarquia envolve diversas associações da região, do desporto à juventude, da cultura às juntas de freguesia, que de ano para ano se juntam em equipas de diversos elementos para um dia de saudável competição e confraternização.

Colaboram na organização destes jogos a Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre e o Município de Arronches.

Arronches - Destaques da última edição do jornal Notícias de Arronches

O mensário Notícias de Arronches na sua edição nº 96, de Janeiro de 2011 destaca entre outras notícias:

- Cavaco Silva reeleito à primeira volta “Foi o único candidato a passar por Arronches”
- Aprovado Orçamento para 2011
- Crónica de um mano-a-mano “Quem corre por gosto”
- Um passeio por paisagens singulares e atractivos naturais

Estas e outras notícias podem ser lidas na versão online que volta a estar disponível em:

http://noticiasdearronchesonline.blogspot.com

O Notícias de Arronches online é um complemento da edição mensal em papel do Jornal Notícias de Arronches, um projecto independente de referência no concelho de Arronches já com nove anos de existência.

Fica a informação que se tudo correr como o previsto a edição de Fevereiro do jornal estará disponível a 23 de Fevereiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alentejo – GNR apreende em Monforte espécies cinegéticas em cativeiro

Animais de diversas espécies cinegéticas em cativeiro foram apreendidos pela Guarda Nacional Republicana numa zona de caça de concelho de Monforte por alegadamente os proprietários não possuírem as necessárias autorizações.

A operação foi desencadeada pelos militares do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento de Elvas da GNR, tendo no total sido apreendidos 2 Patos-reais, 11 Gamos, 2 Veados e 16 Javalis.
Este tipo de infracção é punível com uma coima que varia entre os mil euros e os três mil e setecentos euros.
Em caso de pessoa colectiva, o montante máximo poderá elevar-se até vinte e dois mil e quatrocentos euros.

Hoje ao final da tarde em Monforte comentava-se que os animais apreendidos seriam transportados para a Tapada Real de Vila Viçosa, local onde estas espécies existem em abundância.

Informação que não conseguimos apurar dado o adiantado da hora com o encerramento de alguns serviços.

Mais:
http://www.flickr.com/photos/emoitas/1423164826/


Alentejo – Vaga de Frio danifica culturas hortícolas e mata bovinos

As temperaturas baixas e o frio intenso que se vem fazendo sentir no Alentejo, para além dos danos causados nas culturas hortícolas é ainda responsável pela mortalidade de bovinos jovens.

De acordo com o site do Instituto de Meteorologia de http://www.meteo.pt/pt/
, as temperaturas baixas e negativas vão continuar durante os próximos dias da semana, à excepção do Algarve e das regiões autónomas, Açores e Madeira.
Deixamos imagens registadas esta tarde de 24 de Janeiro na zona de Arronches.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Alentejo - Arronches votou Cavaco Silva

O candidato Cavaco Silva voltou hoje a vencer as eleições presidenciais em 13 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre, aumentando a percentagem na votação, conquistado 44,69 por cento dos votos.
Arronches não foi excepção com Aníbal Cavaco Silva a conquistar 55,59 por cento dos votos e a vencer em todas as assembleias de voto.

Ainda no distrito de Portalegre Manuel Alegre, apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda, venceu apenas em Campo Maior, tendo diminuído a sua votação em relação a 2006, obtendo apenas 26,42 por cento dos votos. Mário Soares em 2006 reuniu 16,34 por cento da votação, Manuel Alegre 26,46 por cento e Francisco Louça 4,60 por cento.

A excepção veio de Avis, com Francisco Lopes a vencer as eleições folgadamente, tendo obtido 44,16 por cento dos votos.
Em 2006 Jerónimo de Sousa conquistou 42,69 por cento dos votos. Fernando Nobre conseguiu 11,11 por cento dos votos, José Manuel Coelho 3,66 por cento, tendo Defensor de Moura obtido 1,18%.

Deixamos os resultados finais destas Presidenciais 2011 no Concelho de Arronches e Distrito de Portalegre

Arronches

Cavaco Silva ----------55.59%
Manuel Alegre--------24.58%
Francisco Lopes-------8.5%
Fernando Nobre-------7.27%
José Coelho------------3.06%
Defensor Moura-------1.0%

Distrito de Portalegre

Cavaco Silva = 20.360 votos, 44,69%
Manuel Alegre = 12.038 votos, 26,42%
Francisco Lopes = 5.895 votos, 12,94%
Fernando Nobre = 5.062 votos, 11,11%
José Manuel Coelho = 1.667 votos, 3,66%
Defensor de Moura = 537 votos, 1,16%

Brancos = 2.008 votos, 4,15%
Nulos = 838 votos, 1,73%

Votantes = 48.405 votantes, 45,27%
Inscritos = 106.932 eleitores

As eleições presidenciais ficam marcadas por abstenção recorde

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Justiça no portal criado para as eleições Presidenciais, 46,63% dos eleitores votaram nas eleições de hoje, numa altura em que estão já apurados todas as freguesias (faltam apenas 11 consulados).

Esta afluência às urnas comparada com a participação de 61,53% registada nas eleições de 2006, onde a abstenção ficou pelos 38,47%.

A abstenção ficou assim nos 53,37%. Entre os 9.656.474 eleitores que estavam inscritos, apenas 4.489.904 foram hoje votar.