sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Arronches – Garçote encontrado na zona do Mercado Municipal

Embora raro por estas paragens e ainda mais durante o Inverno, esta manhã de 6 de Janeiro, dia de Reis, foi encontrado um Garçote – Ixobrychus minutus, na zona do Mercado Municipal de Arronches que não conseguia voar.

Recolhido por habitantes da zona sensíveis as questões ambientais, a ave que aparentemente não apresenta qualquer lesão vai agora ser encaminhada para o Parque Natural da Serra de S. Mamede, para depois de recuperada ser devolvida á natureza.

As causas para este insólito achado no núcleo urbano de Arronches poderão ter ficado a dever-se ás baixas temperaturas e nevoeiro que se tem feito sentir na área de Arronches, com a ave a perder a orientação e possivelmente a colidir com algum cabo eléctrico ou de telefone.

Saiba mais sobre esta pequena ave aquática

Abundância e calendário



O garçote é estival em Portugal e está presente principalmente desde o início de Abril até ao mês de Setembro, sendo ocasionalmente observado no Inverno.É uma espécie pouco comum e com uma distribuição bastante localizada o que, aliado aos seus hábitos discretos e crepusculares, faz com que passe facilmente despercebida. Ocorre principalmente em manchas de água com abundante vegetação emergente, como lagoas, pauis e certos troços de rios.

Veja vídeo com uma fêmea e macho de garçote num caniçal

http://www.avesdeportugal.info/videoixomin.html























Sem comentários:

Enviar um comentário