sábado, 25 de fevereiro de 2012

Duatlo - Anaís Moniz e João Pereira vencem em Arronches

O evento recebeu uma prova aberta e a primeira etapa do novo figurino do Campeonato Nacional de Clubes e consagrou os “Águias” de Alpiarça (nos femininos) e Alhandra Sporting Clubes (nos masculinos) como vencedores e primeiros líderes da competição.

O dia apresentou-se com óptimas condições para a prática desportiva. Os percursos delineados eram rápidos mas apresentavam alguns pontos de maior dificuldade que colocou à prova a capacidade dos mais de 250 participantes.

O programa da tarde arrancou com a disputa de uma prova aberta, na distância super sprint (2km-8km-1km) onde Rodrigo Ladeira (Clube 4 Estilos) e Ana Torres (ETri GD Sto António Évora) levaram a melhor sobre a concorrência e venceram isolados.

Seguiu-se, pelas 15h30, a primeira etapa do novo Campeonato Nacional de Clubes. A distância a cumprir foi a sprint (5km-20km-2.5km). Na competição masculina, a selecção de valores deu-se logo no primeiro segmento, com João Pereira (Alhandra Sporting Club) a destacar-se da concorrência chegando isolado ao parque de transição. Atrás dele formava-se um quarteto perseguidor com Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça), Pedro Mendes (Alhandra SC), Alberto Gonzalez (CT Perosinho) e José Estrangeiro (AAC).

Assim que se iniciou o segmento de ciclismo o trabalho do grupo sortiu efeito e volvidos alguns quilómetros João Pereira era absorvido. Na frente da prova ficava um grupo com 5 elementos. Mais atrás, formava-se um grande perseguidor onde Hugo Ventura (Clube dos Galitos) e Márcio Neves (Peniche AC) se mostravam muito activos na tentativa de reduzir a diferença para a liderança. Neste grupo estavam ainda alguns dos candidatos aos lugares da frente, era o caso de Miguel Arraiolos (CD "Águias" de Alpiarça), Hugo Alves (CT Fundão) e Alexandre Nobre (SL Benfica).

Na segunda transição José Estrangeiro foi o mais rápido e assumiu a liderança. Logo após surgiam Duarte Marques e João Pereira. Ao cabo de algumas centenas de metros João Pereira assumia a liderança, para não mais a perder. Na segunda posição ficava Duarte Marques e, na terceira posição, ficava Alberto Gonzalez.

A competição feminina foi igualmente muito animada. Na primeira fase do segmento de corrida inicial Anaís Moniz (SLBenfica) conseguiu destacar-se da concorrência. Mas com o avançar da prova Luísa Condeço (CD "Águias" de Alpiarça) foi recuperando e as duas chegaram ao parque de transição com alguma vantagem sobre as perseguidoras. Atrás delas, surgiam Liliana silva (Alhandra SC), Cristiana Valente (Clube dos Galitos), Melanie Santos (Alhandra SC), Sara Tenrinho (CD "Águias" de Alpiarça) e Katarina Larsson (Sporting CP).

Na liderança, e durante o segmento de ciclismo, não se registaram diferenças de maior e duas líderes chegaram juntas à segunda transição. Quem aproveitou o segmento de ciclismo da melhor foi Katarina Larsson que ai conseguiu garantir um lugar no pódio.

A luta pela vitória final foi emocionante, com muito público nas bancadas Anaís Moniz cumpriu volta à pista de corrida onde estava instalada a meta sempre no máximo, cruzando a linha de meta com cerca de 15 metros de vantagem sobre Luísa Condeço.

Colectivamente o pódio feminino foi composto por "Águias" de Alpiarça, Alhandra SC e Sporting Clube de Portugal. No sector masculino, a vitória coube ao Alhandra SC, seguido de "Águias" de Alpiarça e Clube dos Galitos.

Nesta quarta edição o Duatlo de Arronches Registamos ainda a participação arronchense na Prova Aberta, com a subida ao pódio de Emílio Paulino, com o dorsal 5666, Bruno Carrilho, dorsal 5631 e Carlos Cruz, dorsal 5633.

Esta prova foi uma organização da Câmara Municipal de Arronches, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal

Classificações: http://federacao-triatlo.pt/gestao/pub/provas.php?prova=483

Texto adaptado/ Federação de Triatlo de Portugal
Fotos/ E. Moitas























































































































1 comentário:

  1. É sempre bom ver que há participantes arronchenses nestas provas e acima de tudo conseguirem chegar ao pódio. Mas o mais importante é haver participação.

    José Manuel Lourenço

    ResponderEliminar