segunda-feira, 5 de março de 2012

Elvas – A mais antiga Pousada de Portugal encerrou este domingo

A Pousada de Santa Luzia de Elvas, a mais antiga de Portugal, encerrou este domingo, 4 de março. Esta unidade hoteleira foi inaugurada em Abril de 1942, quase há 70 anos.
Os 16 funcionários que ali laboram vão ser distribuídos por outras Pousadas do Grupo Pestana.

De referir que em Junho do ano passado, Conceição Costa e Sousa, directora regional das Pousadas do Alentejo, em entrevista ao programa “Ponto de Vista” da Rádio ELVAS, dizia que a Pousada de Elvas estava a atravessar “sérias dificuldades” e recordava que o último ano em que a Pousada de Elvas tinha apresentado um saldo positivo nas contas remontava a “2005”, sendo que no ano seguinte, em 2006, a unidade hoteleira apresentava um saldo negativo na ordem dos “7 mil euros” e em 2009 de “203 mil euros” e em 2010 teve um prejuízo de “170 mil euros”.

Um pouco de história: Pousada de Santa Luzia

A primeira destas Pousadas, a ser construída foi a “Pousada de Santa Luzia”, em Elvas localidade conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1166. Inaugurada em 19 de Abril de 1942, é o que agora se chama uma pousada regional. O projecto desta pousada foi da responsabilidade do arquitecto Miguel Jacobetty Rosa. Oferecia 6 quartos duplos aos viajantes e visitantes de Elvas. Os arranjos interiores iniciais estiveram a cargo dos Serviços de Turismo e Serviços Técnicos do Secretariado da Propaganda Nacional. Nesta data a concessão foi entregue ao poeta alentejano Joaquim Azinhal Abelho.

Na sequência da Nota Oficiosa de Março de 1938, em que o Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar, incluía no elenco de obras a realizar a tempo das celebrações centenárias de 1940, o estabelecimento de certo número de pousadas em recantos provincianos, o “Ministério das Obras Públicas e Comunicações” (MOPC) encarregava os arquitectos Rogério de Azevedo e Miguel Jacobetty Rosa do estudo desta nova tipologia, ficando desde logo estabelecida a distribuição geográfica dos equipamentos. Rogério de Azevedo ficaria encarregue das propostas para a Serra do Marão e Santo António do Serém, ficando Jacobetty Rosa encarregue dos estudos de Elvas e São Brás de Alportel. Entre estudo, projecto

Estas pousadas, inseriram-se no projecto de criação de uma rede nacional de pousadas regionais, com o fim de dinamizar a oferta turística nacional. Tratava-se de «criar em cada pousada, com a sua originalidade e as características próprias de cada região, uma atmosfera caseira e sem luxos, um ambiente calmo, familiar e português».

Esta iniciativa sob a direcção de António Ferro, do “Secretariado da Propaganda Nacional” (SPN), criado em 25 de Setembro de 1933, que a partir de 1944 mudou de designação para Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI), incluiu também a criação da revista "Panorama", em 1941, na qual se iam promovendo a edição de vários roteiros e guias turísticos em diversas línguas.

Fonte/ Rádio Elvas

Sem comentários:

Enviar um comentário