sexta-feira, 16 de março de 2012

Monforte – Pitbull atacou criança em Vaiamonte

Um cão de raça “American Pitbull Terrier” atacou uma criança de seis anos de idade, em Vaiamonte, concelho de Monforte, que está internada no hospital de São José, em Lisboa, com lesões graves.

Segundo a GNR, que apenas divulgou os factos esta sexta feira dia 16, o ataque ocorreu no passada quinta feira dia 15, cerca das 19h30, quando a criança circulava numa das ruas de Vaimonte.

A mesma fonte adiantou que, o animal que pertence a um grupo de raças consideradas perigosas, estava solto e desferiu um ataque à criança do qual resultaram lesões graves em pelo menos uma das orelhas da menina.

Após o incidente a criança foi transportada por familiares para o Centro de Saúde de Monforte e posteriormente para o hospital de Portalegre.
De acordo com o porta-voz do Gabinete de Comunicação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Ilídio Pinto Cardoso, à Rádio Portalegre, a criança acabaria ainda por ser evacuada na terça feira, para o Hospital de São José, em Lisboa, com ferimentos graves no rosto e numa orelha.

As autoridades explicaram que os factos em causa são sancionáveis criminalmente, sendo por isso apreendido o animal agressor, ficando à ordem do processo-crime e a aguardar exame e avaliação do veterinário municipal.

De referir que incidentes com animais desta raça não são inéditos na região, só que na maioria das vezes os ataques têm atingido animais domésticos tais como ovelhas ou cabras como já aconteceu em Arronches.

Os American Pit Bull Terries devem ser (e na maioria das vezes são) criados por pessoas responsáveis e criteriosas, porém nos últimos anos a venda sem controlo e a criação desenfreada desta raça, acabaram fazendo do animal uma vítima, dando-lhe má fama e contribuindo para os problemas graves que lhe estão associados.

Os Pit Bulls definitivamente não são uma raça indicada para pessoas instáveis, ou para aquelas que não têm tempo para os treinar e educar, assim como não é um cão para se deixar á solta na rua ou passear em parques ou jardins. No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário