sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arronches – Celebra a Romaria do Rei Santo este domingo

Como habitualmente a romaria do Rei Santo realiza-se quinze dias após a Páscoa, tendo lugar este ano no próximo domingo dia 22 de Abril.

A romaria tem início logo pela manhã com grupos de caminheiros a dirigirem-se à ermida do Rei Santo, vindos de localidades vizinhas, local onde convivem com familiares e amigos, partilham o farnel e participam nas cerimónias religiosas.

A missa e procissão em Honra do Rei Santo têm lugar pelas 15h00.

Organiza a Paróquia de Arronches, com a colaboração da Junta de Freguesia de Esperança, Autarquia de Arronches e apoio do casal Francisco Romão Tenório da herdade da Tavares e família Sardinha de Esperança.

Um pouco de história da ermida do Rei Salvador (Rei Santo)

Situada no cume da serra do Rei Santo, em Nave Fria esta velha ermida serve unicamente para o culto na romaria do mesmo nome, que ali se realiza quinze dias após a Páscoa.

O edifício é de uma só planta quadrangular de nave única com altar-mor saliente e uma sacristia lateral. A cúpula da nave é composta por caixotões emoldurados separados por régua e elementos piramidais em argamassa. Os fundos apresentam um programa decorativo de circunferências vermelhas e pretas. Numa das molduras dos caixotões foi identificada a data de 1577, remetendo assim este revestimento original para o Século XVI. Na sanca da cúpula lê-se uma frase bíblica incompleta; “TODOS QVE AMDAIS TRABALHADOS DE CVLPAS E DE PECADOS PEDIA O SALVADOR DO MVNDO QVE VOS”… “SENHOR DEOSENAMINA IV”. Perderam-se duas palavras nesta referência ao Salvador do Mundo.
São atribuídos 5 séculos de história a esta ermida.

De um elevado valor decorativo destaca-se a pintura executada a seco, mas com incisões das linhas mestras a fresco, da mesa e altar-mor. Esta pintura insere-se no estilo decorativo do Século XVII.

Sem comentários:

Enviar um comentário