quarta-feira, 18 de abril de 2012

Arronches – Com sete novos dadores de sangue

Dando cumprimento ao calendário das colheitas: a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – esteve, a 14 de Abril, em Arronches. Em termos de mobilização: tratou-se de uma acção idêntica às últimas aqui realizadas.
De sublinhar, desde logo, que no que diz respeito a novos dadores se verificou a presença de sete, dos quais duas mulheres. Um facto desde logo enaltecido por António Eustáquio, da ADBSP, dado que estas iniciativas necessitam de ampliar o numero pessoas disponíveis em estender o braço. Só por isto quase que valeu a pena ir a Arronches. Por isto e, está claro, pelos outros voluntários que fizeram questão de marcar presença.


Pois o número de inscritos nesta vila cifrou-se nos 33, dos quais 14 eram do sexo feminino (42.4%). Uma vez efetuadas as avaliações de saúde: quatro dos presentes não puderam doar sangue nesta oportunidade. Mesmo assim foram recolhidas, nesta brigada, 29 unidades de sangue. Como nota de reportagem refira-se que até cerca do meio-dia a equipa que colaborou nesta colheita mostrou-se preocupada com a fraca adesão dos arronchenses. Mas depois as pessoas começaram a afluir, em bom ritmo, à sede do Rancho Folclórico de Arronches.

Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea: Arronches contribuiu com mais quatro inscrições.

O almoço convívio, que juntou todos os envolvidos nesta acção, foi patrocinado pela Câmara Municipal de Arronches e servido num restaurante da localidade.

Colheitas que se aproximam

As brigadas da ADBSP que se seguem são: 21 de Abril no Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale Cavalos (Alegrete); 28 de Abril no Banco de Sangue do Hospital de Portalegre numa parceria com os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos da região e aberto à população em geral; 05 de Maio no Centro de Saúde de Montargil (Ponte Sor)

As colheitas são sempre ao sábado de manhã e a expectativa é que ninguém fique em casa.

Fonte: Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP

Sem comentários:

Enviar um comentário