terça-feira, 17 de abril de 2012

Arronches - No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios lembramos as Pinturas Rupestres

Como habitualmente comemora-se o “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.

As comemorações para o presente ano serão subordinadas ao tema - "Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança", assinalando, desta forma o 40.º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual ficou estabelecida a “Lista do Património Mundial”. Ao mesmo tempo, o tema proposto tem como objetivo chamar a atenção para o desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época marcada pela globalização e pelas profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas.

Em Arronches deixamos o alerta para a importância da preservação do rico património existente na freguesia de Esperança, local onde se situa a maior concentração de arte rupestre esquemática pintada da Península Ibérica. Um importante testemunho que contribui para o conhecimento e divulgação das raízes históricas da região.

Para o conhecimento e preservação deste património muito tem contribuído com o seu trabalho a equipa de investigadores da Universidade de Évora, liderada pelo arqueólogo Jorge Oliveira, que no âmbito de um projecto de investigação sobre Arte Rupestre em Arronches (ARA) apoiado pela Câmara Municipal de Arronches, nos últimos anos tem identificado novos conjuntos de pinturas rupestres, como por exemplo uma gruta localizada junto à fronteira espanhola em Hortas de Baixo, com pinturas datadas do III e IV milénios antes de Cristo (a.C.).

Um património que começa a ser mais respeitado e valorizado pelas gentes locais e os muitos visitantes da Arte Rupestre da freguesia de Esperança em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Sem comentários:

Enviar um comentário