domingo, 8 de abril de 2012

Arronches - Tradição de segunda-feira de Páscoa manda ir comer o borrego ao campo

Em Arronches a tradição de Segunda-feira de Páscoa manda ir comer o borrego ao campo, este costume vem de longe com os arronchenses procurarem um local aprazível, que no passado se ficava pelos arredores da vila com especial incidência pelas margens do rio Caia e zona da antiga igreja de Santo Isidro.

A segunda-feira de Páscoa, era dia de festa com o almoço no campo e o partilhar o farnel com familiares e amigos numa agradável tarde de convívio.
Actualmente e dada a facilidade nas deslocações em automóvel os preferências vão para as margens das barragens do Caia e Abrilongo, onde é possível ver grupos de amigos ali acampados com alguns dias de antecedência, com destaque para a zona do Baldio, Zambujal, Furadas e Baldiozinho na freguesia de Esperança.

Nestes acampamentos de Páscoa já antes reservados, grupos de amigos e familiares passam umas mini-férias em contacto com a natureza, praticando ainda desporto ou pesca desportiva, por ali confeccionam as refeições, passam o serão á lareira e dormem tendas de campismo.

Mas o dia grande é mesmo a Segunda-feira de Páscoa, a vila fica deserta, o almoço no campo faz parte da tradição, chegam a faltar espaços adequados para encontrar uma sombra ou um bom lugar para estender a toalha para saborear um belo ensopado ou assado de borrego, acompanhados da boa pinga da região.

Ao fim da tarde desmontadas as tendas a paz regressa ás margens do Caia, a natureza algo ressentida do impacto humano aos poucos volta à normalidade aguardando a próxima invasão que vai ocorrer no próximo ano.

Actualmente a crescente consciência ecológica da população já quase não regista os excessos praticados no passado com árvores mutiladas ou mesmo abatidas e lixo deixado disperso pelo campo.

Ficam algumas imagens registadas nesta Páscoa 2012






































Sem comentários:

Enviar um comentário