segunda-feira, 9 de abril de 2012

Portalegre – Comemorações do Dia do Combatente e Aniversário da Batalha de La-Lys

A Liga dos Combatentes – Núcleo de Portalegre vai comemorar no próximo dia 13 de Abril o Dia do Combatente e Aniversário da Batalha de La-Lys.

As comemorações têm início pelas 09h30, com a cerimónia junto ao “Monumento aos Mortos na Grande Guerra”, seguindo-se pelas 11h00 uma missa em memórias dos Combatentes falecidos, na Sé Catedral de Portalegre.

Pelas 13h00 tem lugar o almoço convívio para os sócios do núcleo, num conhecido restaurante da zona Industrial de Portalegre.

Homenagear os combatentes que lutaram e tombaram pela Pátria, é um ritual que se repete anualmente em Abril, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra no Rossio.

A iniciativa é do Núcleo de Portalegre da Liga dos Combatentes que tem a preocupação de não deixar no esquecimento uma efeméride importante do país lembrando aqueles Morreram por Portugal.

Na batalha de La Lys, (1918), só as baixas portuguesas foram de 7.500, entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros. Os momentos de grande sofrimento, angústia e medo foram protagonizadas por homens determinados e fortes, foram estes homens que estiveram na l.ª Grande Guerra e participaram na batalha de La Lys, que fundaram a Liga dos ex-Combatentes. Liga, que mais tarde começou por agregar também os combatentes do ultramar, entre 1961 e 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário