sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arronches – Caso TDT Autarquia solicita reunião à PT



A propósito do avolumar de criticas e protestos a que vimos assistindo pela deficiente cobertura de sinal da TDT - Televisão Digital Terrestre em Arronches, num processo mal conduzido pela PT e ANACOM que levou ao apagão sem antes terem sido criadas condições de recepção de sinal com um mínimo de qualidade, o que acabaria por privar do serviço publico de televisão muitos lares que antes dispunham de boa cobertura analógica.

Aos mais distraídos neste processo lembramos que neste mesmo espaço “Arronches em Notícias”, alertamos para esta situação em dezembro de 2011, deforma a atempadamente ser encontrada a solução dado que a PT já vinha lançando o "isco" deixando no ar que o concelho de Arronches estava fora das suas prioridades, visto nem a sede do concelho escapar á má cobertura com sinal fraco TDT, isto quando antes todo o concelho dispunha de excelente cobertura analógica.  
Resultado o nosso alerta não surtiu efeito depois o resultado foi o conhecido, hoje todos os que não estão dispostos a engordar ainda mais os cofres dos MEO / ZONE e outros afins, embora contribuam mensalmente na factura da electricidade com a tal taxa do audiovisual ficaram privados do serviço publico de televisão em português com um mínimo de qualidade.   

Por cá apenas uma coisa foi certa, o assédio agressivo aos consumidores para aderirem à televisão paga foi constante, com o pretexto do sinal fraco ficando-se impedido de ver televisão em suma: "andou e anda muito boa gente a fazer negócio à conta do cidadão pagante”, forçado a comprar equipamentos dispendiosos como antenas parabólicas ou caros amplificadores para ter acesso a um serviço publico com aos 4 canais da TDT portuguesa que chegam em más condições, isto numa zona desfavorecida com muitos idosos a viverem com reformas de pouco mais de 200Euros.

Uma situação que indignou alguns autarcas que vieram a publico denunciar uma acção “lamentável e inadmissível” e que mais uma vez a população do interior ficou excluída da igualdade de oportunidades, revelando “falta de respeito” por parte das entidades envolvidas no processo de transição para a TDT.

A este coro de insatisfeitos juntou-se também a Câmara Municipal de Arronches, que informa que em 24 de Abril de 2012 solicitou à PT/Telecom uma reunião, “no intuito de minimizar os transtornos que irá provocar à população a ligação prevista para dia 26 abril solicita-se o favor de agendar uma reunião com este Município e com a maior brevidade possível”.


6 comentários:

  1. Fico muito agradada ao saber da intenção da Câmara Municipal em encontrar uma solução para a deficiente cobertura TDT, embora reconheça que o fazem tardiamente e de forma pouco convincente conhecendo os procedimentos da Telecom.
    Goreti/Esperança

    ResponderEliminar
  2. Buenos dás estuve revisando las señales de TDT portuguesa en El Marco que están orintadas hacia Portalegre y Estremo y Cuál fue mi sorpresa la senãle de emision no llega.No salgo de mi assombro la señale de TDT portuguesa no llega con una calidad aceptable a Esperanca e Arronche muy lejos de la Raya
    Es una vergüenza lo de la TDT portuguesa
    Juan Jose
    Alburquerque

    ResponderEliminar
  3. Sabendo-se de antemão que o sinal iria ser desligado a 26 de abril e a Câmara Municipal, enviar um fax apenas no dia 24 de Abril, demonstra claramente o interesse que a mesma teve para resolver atempadamente o problema de receção do sinal TDT no nosso concelho. Se for tudo tratado pela Câmara, com a mesma convicção e tempo de antecedência como foi feito neste caso, então está tudo assegurado a tempo e horas no concelho de Arronches. É o que temos, enfim...

    ResponderEliminar
  4. Mas com é possível esta situação se a ANACOM em declarações à imprensa garante cobertura e desmente falta de sinal de TDT, das duas uma, ou desconhecem a situação no terreno ou optaram apenas pela cobertura via satélite e vastas áreas do território nacional sem minimamente se preocuparem com o elevado custo de aquisição e montagem deste equipamento esquecendo as populações desfavorecidas com fracos rendimentos que vivem no interior do país, certamente com uma reforma ou salário a anos luz de qualquer chefe da PT ou ANACOM.

    ResponderEliminar
  5. De forma a evitar as inúmeras mensagens dirigidas a este e outros post, com ofensas ou linguagem grosseira contra pessoas ou instituições fica o aviso: As mesmas não tem cabimento neste fórum.
    Reclamações e assuntos relacionados com o Centro de Saúde, GNR, Escolas, Juntas de Freguesias ou Câmaras Municipais devem ser endereçados a estas instituições, com facilidade pode ser encontrado o endereço no Google ou na lista telefónica, nesta última talvez com recurso a uma lupa, dado o diminuto tamanho dos carateres impressos…

    A mesma situação aplica-se a assuntos alusivos ao Jornal Notícias de Arronches, projeto este dirigido pelo seu director, dado que embora sendo colaborador da referida publicação desde o seu início não tenho o direito de me imiscuir ou interferir na sua linha editorial. Aos mal informados/intencionados fica uma certeza nunca o seu diretor impôs ou proibiu aos colaboradores do jornal qualquer assunto.

    Aos amigos espanhóis e portugueses residentes em Espanha na zona raiana que nos têm escrito sobre como conseguir sintonizar a TDT portuguesa, deixamos a hipótese de orientarem as antenas para o emissor de Campo Maior, ou aguardarem por uma hipotética melhoria de cobertura de sinal terrestre na zona de Arronches ou ainda por último esquecerem as emissões da televisão da televisão portuguesa dado que nesta zona passaram de cavalo a burro.

    ResponderEliminar
  6. Certamente já ouviram falar nos custos da interioridade! Melhor, todos nós já percebemos que quem mora no interior é permanentemente deixado para trás com qualquer tecnologia que vá surgindo. Ela aparecerá por estas bandas, mas tempos depois de estar implementada nas grandes cidade. Quem é que no concelho de Arronches acede à internet através de ligação com fibra óptica, ou quem tem acesso por 4G! Já nem estranhamos, é o mercado a funcionar e por isso é normal que as implementações de novas tecnologias sejam feitas onde há mais consumidores.
    Com a TDT também há uma parte em que é o mercado a funcionar, daí a pergunta frequente: Porque é que só temos 4 canais se o sistema permite dezenas deles! É simples, porque os canais do cabo, que podiam emitir na TDT vivem também das receitas das assinaturas de pacotes "cabo" e não podem facilmente prescindir delas e viver apenas da publicidade, quando o próprio mercado da publicidade está absolutamente esgotado. E quem pagaria para ver um canal no cabo, quando o pode ver gratuitamente na TDT!
    No entanto, na implementação da TDT em Portugal há um factor que não está a ser cumprido por parte da PT. Não há uma cobertura eficaz em muitas zonas do território, onde se inclui o concelho de Arronches e isso, na minha opinião, deve-se a factores economicistas por parte da própria PT que deviam ser investigados pela ANACOM e, ao que parece, não são! Essa é uma responsabilidade da Autoridade das Comunicações, que tem um "mandato" para zelar pelos interesses dos cidadãos e é criticada por muitos por parecer estar a defender é os interesses da Portugal Telecom.
    Para terminar, e mesmo sabendo que é impossível cobrir 100% do território nacional via terrestre, parece-me de elementar justiça que a PT deveria ser obrigada a vender os kits de acesso via satélite ao mesmo preço que os descodificadores terrestres, pois aqueles que são obrigados a comprar um kit de satélite para ver canais nacionais de acesso gratuito e universal estão a ser discriminados por algo de que não têm a menor culpa.

    ResponderEliminar