quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arronches – Hoje é dia de Feira de Maio

Como manda a tradição hoje dia 24 de Maio é dia de Feira em Arronches, com uma manhã de temperatura elevada, foram muitos os arronchenses e visitantes espanhóis que aproveitaram a manhã para fazer compras na Feira, ou simplesmente passar uma manhã diferente convivendo com conhecidos e amigos.

Longe vão os tempos em que a Feira de Maio durante alguns dias gerava grande movimento em Arronches, onde não faltavam diversões como o circo, Carrossel, pista de carrinhos de choque, corrida de touros, tenda de cinema ou ainda as celebres barraquinhas de tiro geridas por espanholas e outras belezas femininas.

A feira do gado era o ex-líbris de Arronches, tratava-se, sem dúvida, de um acontecimento impar. Vinham de toda região marchantes, negociantes e curiosos para aqui assistirem a todo o tipo negociatas em torno dos gados, a vila fervilhava de gente nessa semana, as tabernas registavam lucros crescentes, as novidades dos bons e dos maus negócios circulavam de boca em boca a uma velocidade estonteante.
Vinham pastores com rebanhos, a pé, de todo o concelho e região, na tentativa de fazerem bons negócios, aproveitavam e vendiam vacas, porcos ou as ovelhas velhas, denominadas de "badanas".

Os ciganos em grande número também animavam e coloriam a feira de Arronches com as suas tradições e muito gado cavalar e muar, bestas velhas que por vezes eram vendidas por gado novo, inúmeras vezes motivo de burlas e de outras manigâncias e espertezas da época, praticadas em dias de feira.

Ficam algumas imagens da Feira de Maio 2012 registadas logo bem cedo ao início da manhã.

 





2 comentários:

  1. Isto sim é serviço público em benefício da comunidade arronchense divulgando as tradições e o quotidiano da nossa terra.
    Parabéns Moitas, que mora longe agradece.
    J. Barradas

    ResponderEliminar
  2. Que boas estavam as cerejas

    ResponderEliminar