sexta-feira, 11 de maio de 2012

Arronches – Surpreenda-se “ ANACOM: Resposta à sua comunicação sobre televisão digital” terrestre (TDT)



Na sequência da deficiente cobertura terrestre de sinal TDT, fato que já motivou um pedido de reunião com responsáveis da PT, por parte da Câmara Municipal de Arronches, assim como diversas reclamações da população junto a ANACOM e da Pt/Telecom, a resposta é sempre a mesma, tipo “chapa cinco”, ou seja adapta-se a todas as situações, não responde a nada, ignora que o problema está única e exclusivamente na ausência de sinal TDT.
Como sempre sugerem que volte a abrir os cordões à bolsa na aquisição de uns quantos equipamentos que julgo não fazem milagres quando o sinal ou é fraco ou não existe…
Nesta ocasião até foram rausáveis nas sugestões e conselhos para tentar resolver a situação, não me mandaram mais uma vez para o telhado a rodar antenas para a Penha (Portalegre), Estremoz, Vila Viçosa ou Campo Maior á procura do que não existe com qualidade "SINAL"
Em suma estragaram o que estava bem para em troca baralharem e darem de novo nada… Surpreenda-se com as respostas a começar “Por razões de ordem técnica e devido à orografia de Arronches “não foi possível fazer o sinal digital chegar através dos meios terrestres - emissores e retransmissores, “Realmente em Arronches a orografia de planície é um problema de difícil resolução”.

Entrada - info@anacom.pt  - 08:23 -  (4 horas atrás) – 11-05-2012

Agradecemos o seu contacto e informamos que analisámos a sua comunicação sobre televisão digital terrestre (TDT). Sobre o assunto que nos expôs, consideramos importante prestar-lhe alguns esclarecimentos que entendemos úteis.

1. Conheça as condições de acesso à TDT nas zonas de cobertura por satélite:
Por razões de ordem técnica e devido à orografia do território nacional, não foi possível fazer o sinal digital chegar a todas as populações através dos meios terrestres - emissores e retransmissores.
Assim, em algumas zonas do país - como será o caso do Largo Serpa Pinto, no concelho de Arronches, de acordo com a informação disponível em http://tdt.telecom.pt -, o operador habilitado para o planeamento da rede e a prestação do serviço TDT (a PT Comunicações) pode assegurar a oferta do serviço por meios alternativos, nomeadamente via satélite (DTH), mas está obrigado a disponibilizar, pelo menos, os mesmos serviços que garante nas zonas cobertas por via terrestre, bem como níveis de serviço e condições de acesso dos utilizadores finais equiparáveis.
Neste contexto, e de acordo com a deliberação da ANACOM de 23/03/2012, o preço do primeiro Kit TDT Complementar (DTH) - que inclui o descodificador, o telecomando, cabos de ligação e um smartcard, e que poderá ser adquirido em qualquer das lojas da PT Comunicações indicadas em http://tdt.telecom.pt//recursos/apresentacoes/Lista%20de%20Pontos%20de%20Venda%20TDT%20Complementar.pdf -, bem como do primeiro descodificador adicional, é, para as pessoas que não possuam serviços de televisão paga nas suas moradas, de 30 euros, após comparticipação.
Para solicitar a comparticipação para a aquisição dos primeiro e segundo Kits DTH deve proceder de uma das seguintes formas:
i) adquirir o equipamento pelo valor total (77 euros), sendo depois devolvido o montante fixado para a comparticipação (47 euros), após envio para o apartado postal do Serviço TDT de formulário de comparticipação preenchido e dos documentos comprovativos exigidos pela PT Comunicações (saiba mais em http://tdt.telecom.pt/custos/Default.aspx?code=XzX652);
ii) encomendar o Kit DTH e, após confirmação da PT Comunicações, no prazo de 5 dias úteis, do cumprimento de todos os requisitos necessários para a comparticipação, levantar o equipamento na loja pagando apenas 30 euros por Kit (até um máximo de dois por casa).
Se necessitar de um terceiro (ou mais) equipamento DTH, este será vendido ao respetivo custo de mercado, que neste momento está fixado nos 96 euros.
À comparticipação acima referida acresce, para os titulares do Rendimento Social de Inserção, os reformados e pensionistas com rendimentos até 500 euros e os portadores de um grau de deficiência igual ou superior a 60%, um subsídio equivalente a 50% do valor pago pelo equipamento. Assim, e no limite, poderá adquirir um Kit DTH pelo valor de 15 euros.
Se pretender, pode ainda solicitar a instalação dos equipamentos à PT Comunicações, que deve assegurar esse serviço pelo valor máximo de 61 euros (este valor inclui a antena parabólica, a cablagem e o trabalho de instalação da antena e do descodificador).
Neste contexto, salientamos que foi instituído pela ANACOM, por deliberação de 23 de março de 2012, um subsídio adicional de instalação, no valor de 61 euros - que colocará o valor final a suportar pelo utilizador para a realização desta operação em 0 euros -, a atribuir a beneficiários do programa de subsidiação destinado a cidadãos carenciados que:
- tenham 65 ou mais anos de idade; e
- se encontrem em situação de isolamento social, por razões conjunturais ou estruturais.
Para se candidatar a este subsídio, o interessado deverá apresentar documento emitido pela Segurança Social (diretamente ou através de instituição que com esta colabore de forma institucional) confirmando que preenche os requisitos acima indicados, juntamente com o pedido de atribuição deste subsídio adicional.

2. Onde pode obter mais informação:
Se tem dúvidas sobre a TDT, ligue gratuitamente o número 800 200 838, aceda aos sítios na Internet www.tdt.telecom.pt e www.facebook.com/tdtoficial ou dirija-se à sua Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) mais perto de si.

3. A TDT no Portal do Consumidor da ANACOM:
Visite a secção "Televisão Digital" do nosso Portal do Consumidor em http://www.anacom-consumidor.com/home/televisao-digital.html.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Corte-Real
Chefe da Divisão de Apoio aos Consumidores e Atendimento ao Público

Reclamação

Data: 09-05-2012
To: info@anacom.pt
Assunto: Falta de cobertura terrestre TDT



Pelo presente mail venho reclamar do mau serviço prestado pela PT e ANACOM

quanto à cobertura terrestre de sinal TDT em todo o concelho de Arronches,
podem conferir esta situação que certamente já é do vosso conhecimento
neste pequeno vídeo registado em 07-05-2012.




Atentamente

 Emílio Moitas


Mais  Reclamações

J. Sousa faousa8@hotmail.com- 21:40 (15 horas atrás)
para info, tdt, geral, decolx

Exmos Senhores
 Agradeço a resposta que me dão de uma forma rápida, a minuta já está feita é só adaptar.
A TDT eu sei o que é, e concordo com a mudança, mas não concordo com a forma utilizada para a fazer, pois a mesma deixou-me e não estou só, sem televisão.
Na habitação em causa existe, 1 televisor, 1 antena ligada a esse televisão que apanhava na perfeição os quatro canais da  televisão analógica. Adquiri em Dezembro 2011 um aparelho descodificador para a televisão digital de Portugal (quatro meses antes do fim da televisão analógica) e na Páscoa  2012 em  Badajoz um para a televisão espanhola que como sabem são iguais por  fora. mas diferentes por dentro  (ainda não o experimentei o espanhol).
 Com o material que já referi, no dia 26 de Dezembro de 2011, vi com poucas falhas , cinco horas de televisão digital portuguesas e gostei. Mas foi a única vez.
 Na dúvida já experimentei o aparelho descodificador noutra televisão a 9 km de Arronches e funcionou muito bem, por isso do aparelho não é.
Considerando que a antena instalada é a mesma que funcionou no dia 26 de Dezembro de 2011, considerando que o modelo da antena está instalado em Seia e apanha bem TDT, que o mesmo modelo de antena está instalada numa povoação a 9 km de Arronches e apanha bem TDT, considerando que o mesmo modelo de antena está instalado nos arredores de Lisboa e apanha bem TDT,  considerando que no local onde vivo, que não é em Arronches e tenho TV paga, apanho TDT com uma antena feita em casa com um simples cabo, não é da antena. Depois destes todos considerandos de certeza que o problema não é da antena.

Mas mais, considerando que no fim de semana antes do “apagão”, experimentei uma antena nova (já devolvida) com recurso a amplificador de  mastro e amplificador de interior e não apanhei TDT.
 Ora se no fim de semana antes do “apagão” apanhava bem a analógica. Só existe uma verdade, o problema  é do SINAL e a falta de sinal não é da minha responsabilidade.
 De todos as mensagens que me remetem, o assunto das mesmas é para eu investir, eu acho que investi o suficiente e mais não devo investir.
Além do investimento tentei resolver o problema antes de vos comunicar a falta de sinal.

Se o problema fosse só meu a Câmara Municipal de Arronches, não se via na obrigação de solicitar uma reunião á PT

 Se o problema fosse só meu, um cidadão de Arronches, não teria a necessidade de colocar no Youtube
  Se o problema fosse só meu não existiriam os comentários no blogue




 Por isso, a TDT Telecom tem a obrigação de fornecer o sinal necessário que reponha em todas as casas no mínimo os quatro canais que existiam na tv analógica.
Por isso a ANACOM tem obrigação de fazer com que a TDT Telecom, ponha em Arronches e noutros locais o sinal que permita a todos os cidadãos ver a televisão digital sem recurso a artimanhas.

 Por mim estarei aqui, a dez minutos da sede da ANACOM,  disponível a fazer as reclamações necessárias a seja por escrito, seja por telefone, seja fisicamente , serão feitas as necessárias para que seja reposta um direito que a habitação em causa tem. Ter televisão digital sem mais custos.
 Pelo direito á televisão digital, subscrevo-me
J. Sousa

2 comentários:

  1. Esta TDT é uma vigarice a mais pobre em quantidade e qualidade da europa, criada exclusivamente para favorecer a TV paga.

    ResponderEliminar
  2. Convém esclarecer que o sinal da TDT, continua tal como era o analógico a ser transmitido em UHF (750 -758 MHz). A única diferença é que a codificação do mesmo passou a ser feita em modo digital (dai a necessidade dos descodificadores).
    Ora, alegar dificuldades de "orografia do território nacional", como explicação para a falta de cobertura num local onde anteriormente esse mesmo sinal chegava sem problemas, parece no mínimo insólito.

    ResponderEliminar