quarta-feira, 16 de maio de 2012

La Codosera assalta banco e acaba detido em Portugal

A Guarda Nacional Republicana apreendeu 7.830 euros e recuperou uma pistola quando deteve, em Campo Maior, o cidadão espanhol, de 42 anos, suspeito de ter assaltado, esta quarta-feira dia 16 de maio, ao inicio da tarde a “Caja Rural da Extremadura na localidade fronteiriça de La Codosera.

O assaltante solitário acabou por ser detido ao início da tarde dentro da vila de Campo Maior, após perseguição policial efetuada pela Guardia Civil e GNR,  
O Centro Coordenador Policial e Aduaneiro (CCPA) de Caia-Elvas emitiu, às 14 horas, a pedido da Guardia Civil espanhola, um alerta ao dispositivo da GNR adjacente à fronteira com Espanha.

A GNR revelou, em comunicado, que o alerta dava conta do assalto, realizado "por um indivíduo encapuzado e armado com uma pistola", acrescentando que o suspeito tinha fugido num veículo ligeiro de passageiros em direção á fronteira do Marco no concelho de Arronches. 
A informação levou à mobilização para o terreno de um dispositivo de interceção, tendo sido comunicado, algum tempo depois, que as autoridades espanholas já tinham detetado a viatura e a Guardia Civil iniciara a sua perseguição, "dirigindo-se o suspeito para a localidade de Campo Maior".

À entrada da vila alentejana, segundo a GNR, o homem abandonou o automóvel e encetou a fuga a pé, tendo os militares do posto local da corporação, reforçados por uma força de intervenção rápida (FIR), realizado "uma busca nas imediações", com o objetivo de localizarem o indivíduo.
O suspeito acabou por ser detetado "numas instalações sanitárias públicas", no interior das quais "se tinha barricado", relatou a força de segurança.

"Militares da FIR efetuaram, então, o arrombamento da porta dessas instalações, logrando capturar o suspeito, sem que este tenha esboçado qualquer resistência", pode ler-se também no comunicado.
O espanhol foi revistado, tendo sido encontrada na sua posse a quantia de 6.350 euros. No local estava também um saco com mais 1.480 euros, o que totaliza 7.830 euros, em numerário do Banco Central de Espanha.

Uma "busca minuciosa" efetuada no local também permitiu à GNR encontrar a pistola de calibre 6.35 mm que terá sido utilizada no assalto, o qual as autoridades afirmam ter sido previamente atirada pelo indivíduo para um "recipiente de lixo".

"Já no posto da GNR, onde se encontra sob detenção, o suspeito foi identificado, verificando tratar-se de um cidadão de nacionalidade espanhola, de 42 anos de idade e residente na cidade vizinha de Badajoz", acrescentou a força de segurança.
O homem, segundo a GNR, já em dezembro de 2011 tinha sido detido por militares do posto de Campo Maior, "quando se preparava para assaltar um estabelecimento comercial" da vila alentejana.
Na altura, recordou a GNR, o indivíduo reagiu, "tentando atropelar um dos militares e disparando uma arma de fogo contra os mesmos, antes de se proceder à detenção".

O processo e o material apreendido no âmbito da ação desta quarta-feira vão ser encaminhados para os Serviços do Ministério Publico de Elvas.
Fotos/Arquivo

1 comentário:

  1. Ele há com cada cromo este para além de vir na boa roubar bancos para o deserto ainda se vai meter na boca do lobo em Campo Maior, grande totó apanhado com as calças na mão dentro dos WC!

    ResponderEliminar