terça-feira, 15 de maio de 2012

TDT em Portugal é um escândalo denuncia Bloco de Esquerda em comunicado



A partir do dia 26 de Abril de 2012, o sinal analógico de TV teve o seu fim e com essa medida muitos portugueses, em particular no distrito de Portalegre, um pouco à semelhança do restante interior do país deixaram de poder ver TV. Por isso, são obrigados a formalizar um contrato com operadoras TV; é a negação da televisão para todos! Este é o sinal de um país cada vez mais desigual e injusto que promove a chantagem para beneficiar a PT e outras operadoras.

Um estudo da DECO revelou que meses antes do apagão as Lojas Telecom não sabiam informar os cidadãos. Trata-se de uma manobra indecente e vergonhosa para satisfazer a gula das operadoras que já se movimentavam no mercado de forma terrorista, a avaliar pelos recordes de queixas à DECO. Aqui, há uma grande beneficiada que controla e ainda limita; a PT só vende descodificadores a quem seja cliente PT; são exigidos vários documentos e os clientes têm de esperar pelo aparelho após ter de se sujeitar a longas filas. Perante o mau serviço da TDT, a PT influencia os clientes para o serviço MEO.

Um pouco por todo o distrito a TDT funciona mal, mas é Junto à fronteira que as populações ficaram pior do que já estavam com o sistema analógico (ex: Marvão, S. Julião, Esperança, Arronches, Caia, Porto da Espada, etc.). Mesmo povoações como Nisa e Foros do Arrão têm grandes dificuldades na receção, em especial a partir do anoitecer. A piorar o péssimo serviço, temos casos em que as pessoas já tinham o sistema solucionado e tiveram de mudar devido a alterações, outras dificuldades e sinal fraco. Muitos locais de serviço público e social, equipados com TV encontram-se privados de sinal e como exemplo temos um lar em Castelo de Vide que ouviu como resposta, ter de instalar 40 parabólicas para resolver o problema criado com a extinção do sistema analógico. Esta é uma prova do absurdo tecnológico desta situação criada num cenário de crise.

É um dado adquirido que o arranque da TDT em Portugal é um escândalo dada a qualidade vergonhosa e a inevitabilidade de muitos portugueses ficarem sem canais livres a não ser por satélite, com todos os custos e inconvenientes inerentes. Podemos dizer que estamos perante um ato anticonstitucional com a conivência do governo, da entidade reguladora e com o proveito da PT que se assume no papel de monopolista. Nem todos os canais públicos pagos pelos contribuintes foram incluídos na TDT, ao contrário do que aconteceu com outros países. O governo podia ter incluído mais canais mas não o fez; por exemplo a Alemanha tem 20 canais gratuitos; França tem 29 canais gratuitos; Espanha tem 20 canais gratuitos; Itália tem  27 canais gratuitos e Reino Unido tem 38 canais gratuitos. Há que exigir responsabilidades sobre isto ao governo que não pode ficar a fingir que não sabe de nada e aqui não se pode desculpar com a crise como faz para tudo o que acontece. A única garantia que temos para ver televisão é pagar, isto para os canais públicos é um crime que deve ser punido. Os portugueses têm de acordar! Têm de reclamar, estão a ser roubados, enganados e gozados. No interior são 50 milhões de euros que as populações têm de pagar para ver a mesma televisão com menos garantia.

Este abuso, fruto de uma ditadura no sector é inadmissível e está a deixar muitos sem acesso a este meio porque a solução é forçar as pessoas a contratar os sistemas pagos para ter direito à informação, à cultura e ao lazer. Podemos afirmar que estamos perante uma taxa disfarçada para ver televisão.


A Comissão Coordenadora Distrital

Portalegre, 09 de Maio de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário