sábado, 23 de junho de 2012

Livro “O Eterno e o Efémero” apresentado em Arronches


 A Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz recebeu esta tarde de 23 de Junho, pelas 15h00, a sessão de apresentação da obra "O Eterno e o Efémero", da professora universitária, Fátima Velez de Castro.
A Dr.ª Ana Maria Reis, directora da Escola, abriu a sessão saudando os presentes e manifestando a sua satisfação por a escola que dirige acolher no seu regresso às origens a autora deste livro.

 A apresentação da obra poética da arronchense Fátima velez de Castro foi feita pelo Professor Doutor Manuel Ferro (professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), ladeado nesta cerimónia pela autora do livro, Diretora da Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz, Dr.ª Ana Maria Reis, Dr. João Ricardo, da Associação Terraimponente e pintor Roger Oakes.

Na sua intervenção Fátima Velez de Castro, agradeceu a presença de todos, recordando a sua juventude em Arronches, não deixando de referir a importância de familiares e amigos na sua formação, sobretudo a importância dos seus avós, pais, irmão e do seu marido na sua vida. Uma vida com tempo inclusive para as pequenas coisas e para as pessoas, como se pode constatar nos seus poemas.

Integrados neste evento decorreram ainda uma mostra de pintura de Roger Oakes, um artista britânico a residir em Portugal (Alegrete) e autor da capa do livro, e um interlúdio musical a cargo do jovem interprete de guitarra portuguesa, Ricardo Gordo, que interpretou a “Balada da despedida” que Carlos Paredes imortalizou em homenagem a Coimbra.

Seguiu-se uma participada sessão de autógrafos com autora que acabaria por se prolongar até cerca das 17h30, terminando o evento com um animado beberete convívio entre todos os participantes. 

Este evento foi organizado pela Associação Terraimponente e contou com o apoio do Município de Arronches, Escola Básica 2,3 Nossa senhora da Luz e Chiado Editora.




3 comentários:

  1. Caro Emílio Moitas, muito obrigada pela presença e pela amizade.

    Um abraço,
    Fátima Velez de Castro

    ResponderEliminar
  2. Afinal aquém coube a organização da apresentação da obra O Eterno e o Efémero, em Arronches, segundo este blog foi a Terraimponente para o jornal não foi a Terraimponente, afinal em que ficamos: cheira-me a politiquice, mas mais importante que isso parabéns a organização "fantasma" pela excelente organização.
    Deixem-se de tricas que não levam a lado nenhum, pior ainda depois zangam-se as comadres e acabam por se descobrir as verdades.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez parabéns Fátima.
    Comentando o anónimo anterior só queria dizer o seguinte: que interessa de quem foi a organização? O que interessa sim é que foi feita a uma filha da terra que se tem destacado ao longo dos anos e isso devia bastar para o demais não ter interesse!
    Realmente um dos piores defeitos dos portugueses, falando genéricamente, é a inveja!
    Uma das muitas professoras da Fátima

    ResponderEliminar