quarta-feira, 4 de julho de 2012

Arronches - Vem aí a fibra ótica

Iniciaram-se recentemente os trabalhos para a implementação da rede de nova geração de telecomunicações, que irá beneficiar a população de Arronches.

O projeto e as obras são da responsabilidade da DSTELECOM, empresa do Grupo DST.

Os trabalhos de engenharia de construção, iniciado já à algum tempo com a implementação dos postes de betão junto à estrada municipal 515 Monforte /Arronches, teve agora continuidade com a instalação do cabo de fibra ótica, actualmente na zona do monte do Alfeirão, esperando-se que o  restante equipamento passivo e ativo que permitirá que o sinal chegue aos edifícios venha a entrar em funcionamento  dentro de algum tempo.

A implementação destas redes de nova geração em 35 concelhos das zonas do Alentejo e Algarve, entre os quais o Concelho de Arronches, é um projeto da DSTELECOM Alentejo e Algarve, cofinanciado pelo FEADER no âmbito do PRODER, e representa um investimento total no valor de 33,5 milhões de euros.

Este projeto de Rede de Nova Geração caracteriza-se pela alta velocidade que permitirá aceder à internet com elevada largura de banda e a serviços triple Play, serviços retalhistas estes que serão disponibilizados pelos operadores de telecomunicações.

Na prática, Arronches entra numa nova dimensão tecnológica. A transmissão de dados (de internet e de televisão, por exemplo) far-se-á com uma maior rapidez, a anos-luz, da que existe actualmente. Com a instalação da fibra ótica, o número de possibilidades de recursos de comunicação, criando condições para que empresas nacionais ou internacionais desenvolvam a sua atividade nas regiões do interior, potenciando também novas ferramentas de ensino, saúde e lazer.

Refira-se que a DST ficará responsável pela implementação de milhares de quilómetros de fibra ótica em 79 concelhos do Norte e Sul do país até 2013.



1 comentário:

  1. TODA A POPULAÇÃO EM GERAL DO CONSELHO DE ARRONCHES E RESPETIVAS FREGUESIAS ESPERAM FICAR COMMELHORES CONDIÇÕES DE TV E INTERNET E COM MELHOR COBERTURA NAS REDES MOVEIS

    ResponderEliminar