domingo, 5 de agosto de 2012

Alentejo – Anunciado o fim do Lusitânia Expresso e do Ramal de Cáceres


Como já se antevia o fim do combóio Lisboa-Madrid e da linha do Leste foi anunciado ao país em horário nobre de telejornais, do passado dia 3 de Agosto, com o comboio internacional Lusitânia Expresso para Madrid  a passar a circular na Linha da Beira Alta a partir de 15 de Agosto.
A REFER acrescenta que este encerramento vem na sequência de orientações estabelecidas pelo Plano Estratégico dos Transportes (PET).

Esta era uma ambição antiga do Governo, muito contestada pelos autarcas portugueses e espanhóis das zonas onde o Lusitânia Expresso que liga Lisboa a Madrid passa.
Em Novembro passado, os autarcas portugueses e espanhóis chegaram mesmo a fazer uma acção de protesto contra a medida prevista no PET.

Na pasada quinta-feira, o coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) alertou que o Ramal de Cáceres estava ao abandono e sem manutenção.

O ramal de Cáceres tem 81, 5 quilómetros e liga Torre das Vargens, na Linha do Leste, à fronteira com Espanha na estação de Marvão-Beirã, seguindo depois até Madrid.
Actualmente circulavam naquela linha apenas o Lusitânia Expresso e comboios de mercadorias.

Recorde-se que a CP perdeu no primeiro semestre seis milhões de passageiros, parte deles nos suburbanos de Lisboa.
Foto Web

Sem comentários:

Enviar um comentário