quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Monforte – Exposição Painéis de Azulejos do Convento do Bom Jesus

O Município de Monforte promove de 15 a 19 de Agosto a exposição “Painéis de Azulejos do antigo Convento do Bom Jesus”, que vai estar patente ao publico na igreja da Madalena, com o horário das 10h00 ás 12h00 e 14h00 ás 17h00.

Uma exposição imperdível para conhecer o importante espólio proveniente da igreja do antigo convento do Bom Jesus de Monforte, demolida nos anos 40 do século XX, constituído por um conjunto de painéis de azulejos datado do séc. XVIII, com representações da vida da rainha Santa Isabel.

Este espólio, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, encontrava-se acondicionado em 59 caixotes de madeira, tendo estado à guarda dessa instituição desde que foi retirado do edifício original.

 Em 2006, um Protocolo de Colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia e o Município de Monforte, visando a preservação e valorização deste importante património constituído por um número total de azulejos em cerca de 14.000, repartidos por 23 quadros figurativos, possibilitou agora a atual exposição  patente na igreja da Madalena, numa mostra inserida no protocolo realizado entre estas duas instituições. 



Sem comentários:

Enviar um comentário