quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Alentejo - A Brama do Veado na Tapada Real


Nesta altura do ano, na Tapada Real do Palácio de Vila Viçosa, no Alentejo desenrola-se um dos espectáculos naturais mais fascinantes da Fauna Ibérica: a Brama do Veado (Cervus elaphus).

Percorrendo toda a Tapada Real é possível ouvir, a qualquer hora do dia ou da noite, longos e potentes bramidos emitidos pelos machos de veado, que assim procuram dominar as melhores áreas, as que apresentam o maior número de fêmeas, e intimidar os possíveis concorrentes. Por vezes a vocalização, o tamanho corporal e a ostentação das hastes não são suficientes para desmotivarem os machos concorrentes e nessa altura o confronto é inevitável. O choque das hastes e a tentativa de empurrar o adversário para fora do território, apesar da sua espectacularidade, habitualmente não provocam lesões graves. O vencedor da contenda tem ainda um longo trabalho pela frente: terá que defender o território recém-conquistado durante vários dias até que seja aceite pelo grupo de fêmeas e estas se encontrem receptivas à cópula.

De referir que a Tapada Real é um espaço privado com 18 quilómetros de perímetro e foi um dos primeiros coutos em Portugal. Hoje continua a ser um parque de caça e, no seu interior, alberga um vasto património arquitetónico, espalhado pelas duas partes em que a Tapada se divide, como as pequenas casas, as capelas ou o paço. Além dos espaços agrícolas e  matagal onde é possível avistar muitos animais bravios em liberdade.

Foto Emílio Moitas / Set. 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário