quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Arronches - Celebrou 25 anos de presença das Irmãs de S. José de Cluny

No passado dia 9 de Setembro, a Paróquia de Arronches celebrou os 25 anos de presença das Irmãs de S. José de Cluny, agradecendo ao Senhor o dom que a presença e acção das irmãs tem sido para estas terras alentejanas.

Tendo-se completado no dia 8 de Setembro (Natividade da Virgem Santa Maria), os 25 anos da vinda das Irmãs de S. José de Cluny para a Paróquia de Arronches, não quis a Paróquia de Arronches deixar de assinalar esta data e, na celebração da Eucaristia dominical, aproveitou para dar graças a Deus e para publicamente manifestar às irmãs o apreço por este quarto de século de presença bem como expressar a gratidão pelo trabalho apostólico aqui desenvolvido ao longo destes anos.
Presentes muitos cristãos das paróquias de Arronches e anexas, onde as Irmãs têm desenvolvido o seu trabalho; presente também a Superiora Provincial (Ir. Ludovina Lemos) e um significativo número de Irmãs deste instituto de vida consagrada, que quiseram associar-se deste modo a esta data jubilar. Referência ainda para a impossibilidade de algumas das Irmãs que passaram por aqui ao longo deste tempo e que, por razões de saúde ou de distância não puderam comparecer fisicamente, mas enviaram a certeza da presença na comunhão de oração e de sentimento.

Não tendo sido possível também ao Sr. Bispo estar presente fisicamente, enviou uma carta de agradecimento e de felicitação às Irmãs, que abaixo transcrita na íntegra e que foi lida pelo Arcipreste de Portalegre no final da Eucaristia. A mensagem do Senhor Bispo mereceu da parte da assembleia um enorme aplauso, por sentir desta forma a presença amiga do seu Pastor e por se reconhecer naquelas palavras de agradecimento e estímulo.

No final da celebração, o Pároco desta comunidade (Pe. Fernando Farinha) entregou uma pequena lembrança, sinal da gratidão da Paróquia por tudo o que as irmãs têm realizado por estas terras alentejanas. Tomando a palavra, a Superiora provincial agradeceu aquela celebração, congratulou-se com todos os gestos de apreço e gratidão por parte de todas as pessoas, neste dia, mas também ao longo destes 25 anos; agradeceu especialmente as palavras do Sr. Bispo e referiu que, enquanto o Instituto puder, a Diocese pode contar com a sua presença e colaboração.

Esta celebração foi ainda ocasião de despedida da Irmã Conceição Fernandes, que vai partir para outra missão no nordeste do país. Em nome de todos, o Pe. Fernando Farinha agradeceu-lhe os anos que esteve aqui presente, manifestou o apreço pelo seu trabalho e dedicação, e entregou-lhe como lembrança e agradecimento, um quadro com a bênção apostólica em seu nome, desejando fecundo trabalho apostólico na nova zona. Por sua vez, a Ir. Conceição agradeceu o apreço e carinho ali demonstrados; disse partir disponível para o trabalho que o Senhor lhe pede nesta nova etapa e garantiu ficar unida a esta terra e a estas gentes, em comunhão de oração.

No final da celebração, houve um almoço de confraternização com as Irmãs e um grupo de cristãos das Paróquias acompanhadas pelas irmãs e respectivo Pároco.

ÀS IRMÃS DE S. JOSÉ DE CLUNY
PARABÉNS E GRATIDÃO

 Porque outras tarefas pastorais, desde há muito agendadas, não me permitem estar presente, venho, desta forma e neste dia, saudar todos os diocesanos de Arroches com seu Pároco e, de uma forma muito particular, as Irmãs de S. José de Cluny.
Se as Irmãs de Cluny celebram 25 anos de presença nesta simpática vila alentejana de Arronches, esta efeméride não se pode celebrar à margem da comunidade diocesana e paroquial. Todos celebram 25 anos: as Irmãs, da sua chegada a esta terra e do início do seu trabalho pastoral; a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Paróquia de Arronches, de acolhimento das Irmãs e de terem beneficiado da sua presença e acção. Associamo-nos, pois, à efeméride. Apresentamos às Irmãs os nossos parabéns e associámo-nos à comunidade para lhes agradecer a sua presença e trabalho, bem como para estender esta gratidão ao Instituto das Irmãs de S. José de Cluny.
Ao longo dos séculos, sempre houve homens e mulheres que, na docilidade ao chamamento de Deus, escolheram este caminho de especial seguimento de Jesus Cristo, para se dedicarem a Ele e O anunciarem com alegria, beleza e encanto, concorrendo, assim, para renovar a comunidade humana e a tornar mais habitável e feliz.
Obrigado Irmãs, muito obrigado! Que o Senhor vos ajude e abençoe, para continuardes a corresponder à vossa vocação em vida consagrada!
A vossa ajuda e apoio à Igreja diocesana, em Arronches, foi importante nestes 25 anos de presença e continuará a ser, no presente e no futuro, um dom precioso e necessário ao povo de Deus. Utilizando as palavras do Beato João Paulo II, sabemos que a vida consagrada está colocada no próprio coração da Igreja, é elemento decisivo na sua missão e está intimamente ligada à sua vida e santidade.
Neste gesto de gratidão, em Igreja diocesana, formulamos votos para que a vossa presença continue a ser sinal e interpelação para os jovens, rapazes e raparigas de Arronches. Se o Senhor continua a chamar, também continua a haver jovens que se interpelam sobre o projeto de Deus a seu respeito e têm generosidade suficiente para aceitar estes caminhos de radicalidade, tão necessários quão importantes.
Que a comunidade paroquial possa continuar a contar com o vosso apoio e o vosso testemunho e veja em vós o sinal dos novos céus e da nova terra.

Portalegre, 8 de Setembro de 2012, dia da Natividade de Nossa Senhora.


Antonino Eugénio Fernandes Dias
Bispo de Portalegre-Castelo Branco.

Fonte: Diocese de Portalegre e Castelo Branco
  



Sem comentários:

Enviar um comentário