segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Arronches – Moganga gigante colhida na horta do Ponte do Crato


Esta moganga (família das cucurbitáceas), que vemos na imagem foi colhida em Arronches na horta da Ponte do Crato, o Sr. Carlos nem queria acreditar quando a descobriu meio escondida na vegetação que ladeia o terreno que cultiva, criada num ano complicado em termos agrícolas com vagas de calor, falta de água e temperaturas extremas esta moganga surpreendeu pelo tamanho e peso.   

A famosa moganga, talvez a maior cultivada em Arronches este ano, vai certamente acabar na panela, fica a sugestão de um delicioso prato de feijão-frade com mogango.

 Feijão-frade com Mogango

Uma ou 2 talhadas de mogango (conforme o tamanho), partido aos bocados, 1 ramo de coentros, 5/6 alhos pisados, azeite, louro, cominhos, colorau, meio quilo de feijão-frade já cozido sal e vinagre.

Faz-se um refogado com o azeite os alhos pisados com os coentros e o louro, junta-se os cubos (não muito pequenos) de mogango, polvilha-se com cominhos e colorau e deixa-se cozer em lume brando ate o mogango estar meio cozido, junta-se o feijão e deixa-se cozer o resto verifica-se o sal junta-se um pouco de água de maneira a ficar com algum caldo para se quiser acompanhar com sopas de pão. Depois de confecionado juntar umas gotas de vinagre.

Nota: Esta sopa tipicamente alentejana tem outro sabor se consumida no dia posterior a sua confecção.

1 comentário:

  1. Boa com a crise que por ai vai em Arronches só mesmo abóboras, ao menos essas sempre dão para umas boas sopas.
    Parabéns pelo espaço uma referencia que ultrapassou o espaço geográfico Arronchense.
    Um abraço
    A. Balbino

    ResponderEliminar