quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mosteiros – Idoso comemora 93 anos com saúde


Um dos habitantes mais idosos da freguesia de Mosteiros no concelho de Arronches comemora hoje 93 anos de idade.
Nascido a 12 de Setembro de 1919, em Mosteiros, José Gonçalves, mas carinhosamente conhecido pelos amigos por José da Mançoa, desde novo que exerceu a atividade de comerciante juntamente com a sua esposa.

Pessoa afável e estimada por todos continua a fazer a sua vida diária, vindo inclusive pelos seus próprios meios até Arronches fazer compras, local onde o hoje ao início da manhã o fomos encontrar e tivemos a oportunidade o felicitar pela passagem de mais um aniversário, passado a trabalhar como nos referiu.

No ano em que nasceu este longevo Mosteirense (1919), o mundo e Portugal em particular viviam dias conturbados, sendo nesse mesmo ano que foi assinado o: Tratado de Versalhes (28 de Junho 1919), que impôs várias sanções e restrições à Alemanha, tais como: perda de colónias na África, entrega da região da Alsácia Lorena à França, limitação do exército alemão, pagamento de indemnizações pelas perdas provocadas aos aliados.

- Em Portugal a 7 de Março era promulgado o Decreto nº 5 516 estabelece o horário de trabalho em 8 horas.

- A 31 de julho tem lugar Apresentação do orçamento. Défice de 82 125 contos. Despesas com o pessoal absorvem 84% das receitas.

- A 3 de Setembro registam-se tumultos no Porto, durante um comício contra a carestia de vida – Ainda a 3 de Setembro na cidade de Elvas, motivado pela fome e carestia de vida registam-se assaltos aos celeiros.  

 - A 5 de Outubro António José de Almeida toma posse do cargo de presidente da república. Havia sido eleito em 6 de Agosto.  
                                                                                                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário