quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Arronches – Comemora 500 anos do Foral Manuelino este fim de semana


 O Município de Arronches vai assinalar a Comemoração dos 500 Anos do Foral Manuelino convidando toda a comunidade a associar-se ao evento que vai decorrer este fim-de-semana de 19 a 21 de outubro de 2012, no Jardim do Fosso.

" Durante estes dias, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada em Arronches com todo o rigor, através de um programa que compreende a realização de um cortejo régio pelas ruas do burgo – Leitura e teatralização da Carta de Foral, e uma Feira Medieval animada com mercadores, artesãos e trovadores”.

“Estes forais manuelinos, para além do reconhecimento do estatuto das antigas vilas, comportam uma tentativa de unificação dos direitos e obrigações dos povos, no sentido do reforço do poder central, à época representada pelo rei.

O Foral Manuelino vigoraria durante 320 anos, até 1832, quando Mouzinho da Silveira legisla a reforma administrativa, levando a que se determinasse a revogação dos foros, censos e toda a qualidade de prestações impostas por foral, com vista à reorganização das finanças, da justiça e da administração do antigo regime.

Para mais informação ver programa em anexo 

Sem comentários:

Enviar um comentário