quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Arronches - Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de 19 a 21 de outubro

O Município de Arronches vai assinalar a Comemoração dos 500 Anos do Foral Manuelino convidando toda a comunidade a associar-se ao evento que decorrerá de 19 a 21 de outubro de 2012, no Jardim do Fosso.

" Durante estes dias, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada em Arronches com todo o rigor, através de um programa que compreende a realização de um cortejo régio pelas ruas do burgo – Leitura e teatralização da Carta de Foral, e uma Feira Medieval animada com mercadores, artesãos e trovadores”.

 Jogos medievais, banquete ao ar livre com porco oferecido à população, Arraial, danças à desgarrada e espetáculos de malabares do fogo, teatralização do Crime de Arronches e comeres e beberes nas tabernas e casas de pasto que servem ementas medievais são apenas algumas das inúmeras atividades que assinalam em festa os 500 Anos do Foral Manuelino em Arronches.

“Estes forais manuelinos, para além do reconhecimento do estatuto das antigas vilas, comportam uma tentativa de unificação dos direitos e obrigações dos povos, no sentido do reforço do poder central, à época representada pelo rei.

O Foral Manuelino vigoraria durante 320 anos, até 1832, quando Mouzinho da Silveira legisla a reforma administrativa, levando a que se determinasse a revogação dos foros, censos e toda a qualidade de prestações impostas por foral, com vista à reorganização das finanças, da justiça e da administração do antigo regime.


Sem comentários:

Enviar um comentário